Muitas desistências e diversas ocorrências marcaram a última prova do WRC 2022. Thierry Neuville, o piloto belga da Hyundai, conquistou a 2ª vitória da temporada depois do Toyota de Elfyn Evans ter dado um toque já perto do fim, quando discutia a vitória na prova japonesa. Desta vez, o melhor que a Toyota conseguiu foi mesmo o 3º lugar de Takamoto Katsuta que, a correr em casa, subiu ao último lugar do pódio, atrás de Ott Tanak que levou o Hyundai i20 N Rally1 ao 2º lugar.
Sébastien Ogier terminou a prova nipónica na 4ª posição à frente de Evans que caiu para o 5º lugar, com pouco mais de dois segundos de vantagem para o Ford Puma Rally1 de Gus Greensmith. O Ford Puma de Craig Breen acabou por ser o mais rápido na Power Stage. Com muitos candidatos fora da discussão da prova, foi a luta na categoria Rally2 que aqueceu a prova. A Hyundai triunfou também nesta categoria com Gregoire Munster, que deixou Teemu Suninen a pouco mais de vinte segundos. Mas quem se sagrou campeão mundial Rally2 nesta temporada, foi Emil Lindholm, que levou o Skoda Fabia Rally2 Evo ao triunfo no WRC 2022 (Rally2).
Com os títulos decididos, a época de 2022 do WRC termina no país do sol nascente, com uma prova bastante atribulada. Kalle Rovanpera e a Toyota Gazoo Racing festejam os títulos de campeões de pilotos e construtores. O jovem finlandês da Toyota terminou o ano com 255 pontos, enquanto o Hyundai de Ott Tanak terminou na 2ª posição com 205 pontos, seguido pelo seu colega de equipa, Thierry Neuville que totalizou 193. Entre os construtores, a Toyota alcançou o título com 525 pontos, na frente da Hyundai com 455 e da M-Sport Ford com 257 pontos.