Tänak lidera na Finlândia

27 julho 2018

Ott Tänak está a apresentar-se muito forte no Neste Rally da Finlândia, oitava jornada do Campeonato do Mundo de Ralis. O piloto do Toyota Yaris WRC entrou ao ataque e assumiu a liderança logo na primeira especial para depois iniciar animado duelo com Mads Østberg. O norueguês do Citroën C3 WRC tem respondido sempre à letra ao andamento de Tanak e os pilotos trocaram de posições algumas vezes ao longo do dia, além de partilharem entre si nove vitórias em classificativas. É certo que a vantagem é do estónio, com seis triunfos, mas no sétimo troço Tänak e Østberg assinaram o mesmo crono, o que atesta bem o quão disputada está a luta pela liderança, de tal forma que são apenas 5,8 os segundos que os separam.

Atrás deles, já a mais de 20 segundos surge um muito regular Jari-Matti Latvala. A correr em casa, o piloto do segundo Toyota Yaris WRC iniciou a prova com um modesto oitavo tempo, mas começou o dia de hoje a recuperar e depois de vencer a terceira classificativa do rali ascendeu ao mais baixo do pódio, posição em que se manteve até ao final, isto apesar de uma breve incursão pelo quarto posto.

Às portas do pódio está Hayden Paddon. O neozelandês lidera o esforço da Hyundai no que está a ser uma prova muito bem disputada até ao momento por parte do jovem piloto do i20 WRC. Paddon também iniciou o rali de forma modesta, com um nono tempo, e iniciou a recuperação nesta manhã de sexta-feira.

A fechar a lista dos cinco primeiros está o também piloto da casa e primeiro representante da armada Ford, Teemu Suninen. O jovem finlandês começou por ser 11º e ainda chegou a passar duas vezes pelo terceiro lugar, mas acabou o dia em quinto, com o colega de equipa Sébastien Ogier em sexto.

O Campeão do Mundo em título está a levar a cabo uma prova relativamente modesta, com resultados a oscilarem entre os quinto e décimo tempos, exceção feita ao terceiro crono registado logo no troço de abertura. Um resultado que por enquanto joga a seu favor já que o líder do Campeonato Thierry Neuville é apenas décimo. O belga está a sentir na pele o facto de estar a abrir a estrada neste primeiro dia de competição e juntou a isso um erro num cruzamento. Ainda assim, se o rali terminar desta forma Neuville perde apenas cinco pontos para o rival gaulês que, de momento, está a 27 de distância.

Patrocínios
scroll up