Tänak de regresso à frente de um rali na Catalunha

26 outubro 2018

Depois do desaire no Rally de Inglaterra, onde somou apenas quatro pontos pelo segundo lugar conseguido no Power Stage, Ott Tänak está de regresso à liderança de um rali. O estónio do Toyota Yaris WRC começou por ser terceiro na Super Especial, mas passou para a liderança da prova logo na classificativa seguinte.

Sempre muito forte, e com os principais rivais na corrida ao título a depararem-se com alguns contratempos, Tänak não sentiu grandes dificuldades para manter a liderança da prova e terminar o dia com 26,8s de vantagem sobre Dani Sordo.

O espanhol da Hyundai, por seu lado, teve um início mais modesto, mas também ele não tardou a subir na classificação e, granas a prestações consistentes e isentas de problemas, o piloto da casa acabou por chegar ao intermédio do pódio precisamente na última classificativa do dia.

Enquanto isso, Elfyn Evans está a levar a cabo um rali com alguns altos e baixos. Após ter sido quinto na Super Especial, o piloto do Ford Fiesta WRC iniciou uma escalada na classificação geral para chegar à segunda posição ao cabo de quatro troços, mas depois começou a perder ritmo ao ponto de ceder e descer para terceiro, mas a apenas 2,9s de Sordo.

Às portas do pódio está o regressado Sébastien Loeb. O gaulês é o melhor representante da Citroën ao colocar o C3 WRC no quarto lugar e a meros 0,5s do terceiro posto. Margem demasiado curta que deixa antever luta muito renhida e eventual regresso ao pódio do antigo Campeão do Mundo de ralis.

Mais longe, a fechar o Top 5, está Jari-Matti Latvala. O finlandês da Toyota aumentou o andamento na fase final do dia de hoje para ascender ao quinto lugar.

Enquanto isso, o líder do Campeonato do Mundo Thierry Neuville sentiu alguns problemas. A escolha de pneus pode não ter sido a mais acertada e o facto de ter tido de limpar a estrada também não ajudou, pelo que acaba por não ser de estranhar o nono posto da geral que ocupa neste momento, a 59,7s da frente.

Já Sébastien Ogier ocupa o sétimo lugar. O piloto do Ford Fiesta WRC também não teve dia muito positivo, perdendo posições ao longo de toda a etapa para terminar 39,4s do líder e com cerca de 20 segundos de vantagem para o belga.

Patrocínios
scroll up