Loeb vence e Ogier recupera liderança

28 outubro 2018

Quem diria que o Rally de Espanha iria provocar emoções tão fortes e levar a alterações no topo da tabela classificativa do Campeonato do Mundo.

Ott Tänak até voltou a começar ao ataque, mas acabou por ficar pelo caminho com um furo que deitou por terra todas as aspirações de chegar ao título. Enquanto isso, Sébastien Ogier (Ford Fiesta WRC) e Thierry Neuville (Hyundai i20 WRC) levavam a cabo animada luta com alguns rivais pelo meio. No final a vantagem acabou por ser do Campeão do Mundo que, ao garantir o segundo lugar no rali e no Power Stage, somou os pontos necessários para reclamar a liderança do Campeonato que tinha perdido no Vodafone Rally de Portugal.

Mas não foi fácil. Depois de uma prova de altos e baixos, e com o rival Neuville também a perder para recuperar, os dois levaram a cabo animado duelo e à partida para a última especial ocupavam as segunda e terceira posições, mas um duro ao cair do pano fez o belga perder muito tempo e cair para quarto da geral, atrás de Elfyn Evans que levou a cabo um rali muito regular.

Enquanto isso, na frente, Loeb, que participou no terceiro rali este ano, acabou por regressas às vitórias no WRC pela primeira vez desde o Rally da Argentina de 2013. Aos comandos de um Citroën C3 WRC o gaulês fez uma prova de trás para frente, vindo do 27º lugar da SS1 para a primeira posição de forma gradual, mas consistente.

Diferente acabou por ser a prova de Dani Sordo. O colega de equipa de Neuville começou algo modesto com o Hyundai i20 WRC para chegar a liderar no sábado, mas depois acabou por perder andamento e, mesmo a correr em casa, não fez melhor que o quinto posto.

Tänak acabou por ser o melhor representante da Toyota ao levar o Yaris WRC ao sexto posto, à frente dos colegas de equipa Esapekka Lappi e Jari-Matti Latvala que, depois de ter terminado o sábado na frente, perdeu muito tempo este domingo, com problemas de afinação e um furo.

Craig Breen (Citroën) e Andreas Mikkelsen (Hyundai) completaram a lista dos dez primeiros.

Patrocínios
scroll up