CFILogin.resx

Sordo vence WRC Fafe Rally Sprint de 2013

06 abril 2013

Tal como no ano passado, foram muitas as emoções vividas na edições 2013 do WRC Fafe Rally Sprint, com o público responder à chamada em peso, com mais de 100.000 espectadores presentes ao longo de todo o percurso. E se a visita das estrelas do Mundial de Ralis aos últimos seis quilómetros do mítico troço Fafe/Lameirinha se apresentou como evento de promoção do Vodafone Rally de Portugal da próxima semana, a verdade é que tal não pareceu a avaliar pela fantástica prestação de todos os pilotos, com a luta pelo triunfo a ser levada aos limites.

O espanhol Dani Sordo (Citroën Total Abu Dhabi WRT) foi quem começou melhor, mostrando ao que vinha logo na primeira passagem ao gastar apenas 3m44,1s, menos 3,5s que o russo Evegeny Novikov (Qatar M-Sport Word Rally Team). Mas os rivais não lhe deram vitória fácil.

Na segunda passagem de classificação o vencedor do Vodafone Rally de Portugal do ano passado, Mads Østberg, deu a resposta da Ford. O norueguês retirou 0,7s à marca do espanhol para se colocar na liderança, isto enquanto o estreante Andreas Mikkelsen (Volkswagen Motorsport) passava para a frente de Nasser Al-Attiyah (Qatar World Rally Team) para ascender a terceiro, mas a uns distantes 5,8s da liderança.

Com a disputa pelo mais alto do pódio absolutamente ao rubro, Sordo foi para a estrada para a terceira e última passagem apostado em não deixar fugir a glória num palco onde foram muitos os compatriotas presentes para apoiarem o actual quarto classificado do Campeonato do Mundo de Ralis. O espanhol, depois de algumas alterações no «set-up» do DS3, respondeu de forma imperial, com um ritmo alucinante para ser o único a quebrar a barreira do segundo 40 ao rodar em 3m39,3s, vingando a derrota da Citroën no ano passado e deixando Østberg a um segundo redondo na segunda posição. A fechar o pódio ficou Martin Prokop. O checo deixou o seu Ford Fiesta RS WRC a 10,4s da frente.

Enquanto isso, no panorama nacional, a glória coube a Pedro Meireles, no que foi um desfecho amargo para o Campeão Nacional em título Ricardo Moura. O homem do Mitsubishi Evo IX foi o melhor nas duas primeiras passagens, mas na final viu o rival do Skoda Fabia S2000 apresentar um ritmo fortíssimo. Com um atraso de 2,7 segundos antes da última passagem, Meireles deu tudo no troço Fafe/Lameirinha para terminar em sexto da geral com um registo de 3m59,0s, menos sete décimos de segundo que Moura.

Quem voltou a não facilitar nos Clássicos, foi Fernando Peres que impôs o seu andamento ao regressado Paulo Meireles por 2,9s, ficando Pedro Leone com o terceiro tempo.

Official WRC Sponsors
Patrocínios
scroll up