CFILogin.resx

PE2: Ostberg contra ataca

12 abril 2013

A segunda especial da prova assistiu a uma mudança de líder, já que Mads Osteberg, vencedor da edição do Vodafone Rally de Portugal 2012, registou o melhor tempo, reclamando para si a liderança.

O piloto norueguês foi mais rápido 3,5s que Dani Sordo, mas mais importante que isso, 7,9s melhor que Sebastien Ogier, que nesta classificativa usou pneus macios. Osteberg, por seu lado, preferiu pneus mais duros e sentiu que este se adequaram melhor às condições encontradas, aumentando o ritmo no piso mais limpo.

Na segunda posição desta especial surgiu Dani Sordo que subiu de quinto para terceiro na geral, apesar de se queixar de alguns problemas de travões. Ogier, usando pneus macios, foi o terceiro mais rápido e desceu para o segundo lugar da geral, mostrando-se desagradado com os pneus.

Thierry Neuville foi quarto, seguido por Jari-Matti Latvala, quinto.

Na Categoria WRC2, o antigo piloto de Fórmula 1, Robert Kubica, teve problemas, chegando ao fim da especial com um furo e suspeita de fuga de água no motor.

Entre os portugueses, Ricardo Moura lidera com 2,1s de vantagem sobre Bruno Magalhães.

Carro nº 2, Hirvonen/Lehtinen
“Não correu bem. Quando mudei os pneus, o carro deixou de funcionar como estava. Tenho quatro pneus de mistura dura.”

 

Carro nº 3 Sordo/del Barrio
“O Ostberg está muito rápido. Estou satisfeito com o carro mas em alguns locais não tenho acertado na travagem. Cometi um pequeno erro, mas até agora está tudo bem.”

 

Carro nº 4, Ostberg/Andersson
“Está a correr bem. Estamos a arriscar, mas não há muito mais que possamos fazer. Talvez forçar ainda mais nalgumas zonas. Tivemos alguns momentos mais complicados, mas tenho a certeza que ainda posso dar mais. Sinto-me confiante.”

 

Carro nº 5, Novikov/Minor
“Parece que andamos depressa, forçamos o andamento, mas o tempo não aparece. Não fizemos qualquer alteração no carro.”

 

Carro nº 6, Al-Attiyah/Bernacchini
“Está praticamente seco, mas não é fácil ler o terreno. Estou a tentar melhorar de troço para troço e já consegui colocar o carro mais macio, mais ao meu estilo.”

 

Carro nº 7, Latvala/Anttila
“Temos de analisar a situação no seu todo. Para ser sincero, não tenho confiança. Vamos ver o que conseguimos fazer.”

 

Carro nº 8, Ogier/Ingrassia
“Até agora não está nada mau. Sinto-me bem. Não me ressenti dos problemas de saúde que tive.”

 

Carro nº 9, Mikkelsen/Markkula
“Estou muito contente por voltar a um World Rally Car. É tudo uma questão de adaptação. Parece que vou depressa mas o carro tem mais para dar. Há muito para aprender. Este troço era mais fluído e acho que fui mais rápido sem assumir muitos riscos. Estou a aprender a cada metro.”

 

Carro nº 10, Al Qassimi/Martin
“O troço está duro, com muita pedra. O carro sofre com isso. Estamos à procura do melhor andamento para nós. Está tudo a correr bem.”

 

Carro nº 11, Neuville/Guilsoul
“Forcei muito o andamento. A primeira especial estava molhada e perdemos tempo. Agora tivemos de atacar. Numa curva entrámos demasiado depressa e perdemos algum tempo. Mas estou com confiança. Perdemos algum tempo porque temos de limpar a estrada.”

 

Carro nº 12, Kosciuszko/Szczepaniak
“Mais seco do que na primeira especial. Os pneus estão a funcionar melhor (mistura macia) mas o desgaste vai ser maior.”

 

Carro nº 21, Prokop/Ernst
“Melhor do que na especial anterior. A primeira classificativa foi complicada para nós. Mudámos as configurações do carro e melhorou. Os pneus estão bons. O piso não era tão escorregadio e por isso temos mais tracção. Em especiais pequenas não há problema.”

 

Carro nº 31, Lappi/Ferm
“Tudo bem, mas não estou satisfeito com as notas. Não me dão confiança. Talvez consiga corrigir para a segunda passagem e espero melhor amanhã.”

 

Carro nº 32, Wiegand/Christian
“Acho que tenho um furo num pneu traseiro. Ainda não vi, mas foi o que senti já perto do final. Apesar de tudo, acho que correu bem.”

 

Carro nº 36, Al Ketbi/Hepperle
“Correu tudo bem. Não estamos a forçar nada e vamos continuar assim.”

 

Carro nº 40, Smailov/Rusov
“As especiais são bonitas mas exigem imensa condução. De qualquer forma, tem corrido bem.”

 

Carro nº 41, Fuchs/Mussano
“Foi bom. Gosto muito desta especial. Vou tentar ser mais rápido nas segundas passagens.”

 

Carro nº 48, Al-Kuwari/Duffy
“Foi melhor do que no primeiro troço. Este não foi mau. Não é um rali nada fácil. Se forçarmos podemos cometer um erro.”

 

Carro nº 50, Gorban/Korsia
“O carro não está bom… Óleo…”

 

Carro nº 51, Chardonnet/De La Haye
“Estamos aqui para fazer bem as coisas e, por isso, demos o máximo neste troço. Vi que o tempo do Bryan foi melhor do que o nosso. Esta especial correu-nos melhor do que a primeira. Vamos ver as que se seguem. Vai ser um rali longo.”

 

Carro nº 52, Gilbert/Galimiche
“Este troço foi muito difícil para nós. Na última parte tive uma pequena saída de estrada. Vamos ver como nos comportamos na próxima especial.”

 

Carro nº 53, Fisher/Noble
“Fomos os melhores na especial mais rápida e por isso estamos muito satisfeitos. Foi duro e tivemos de passar o Campedelli.”

 

Carro nº 56, Parli/Canton
“Começámos devagar na primeira especial e agora estamos a melhorar. Estou a gostar muito mais.”

 

Carro nº 58, Riedmann/Vanneste
“A primeira especial foi boa e esta não nos correu mal. Estamos felizes por voltar ao WRC. No WRC3 acho que estamos em segundo.”

 

Carro nº 59, Bouffier/Panseri
“Já há pedras na zona da trajectória e por isso temos de as evitar para não ter furos. Estou a andar depressa mas ainda não a 100 por cento.”

 

Carro nº 60, Cronin/Clarke
“A especial foi melhor do que a primeira. Há muito para a aprender. Tínhamos uma nota mal e isso foi problemático. Entrei demasiado depressa mas tudo bem.”

 

Carro nº 61, Campdelli/Chiarcossi
“Tive um furo após quarto ou cinco quilómetros. Tivemos de parar para trocar a roda.”

 

Carro nº 73, Kondrakhin/Fappani
“O cabo do acelerador está partido. Vamos ver (se é possível reparar).”

 

Carro nº 75, Evans/Barrit
“Esta manhã é de aprendizagem para encontrar o ritmo e ganhar confiança. Estou a gostar imenso. É uma fantástica oportunidade.”

 

Carro nº 76, Aska/Arena
“Este troço foi muito melhor. Acho que perdi tempo e ainda estou a tentar encontrar-me com as notas. Não estou muito satisfeito. Vamos aprender muito neste fim-de-semana.”

 

Carro nº 77, Ligato/Garcia
“Há algo de estranho na suspensão. Não consigo andar mais depressa porque o carro salta muito. Não estou nada à vontade nas zonas mais rápidas. Temos de fazer alterações.”

 

Carro nº 78, Bresolin/Pollet
“Estou contente mas as especiais são muito difíceis e duras. Não consigo sentir-me completamente à vontade com o carro e com a estrada.”

 

Carro nº 79, Barrable/Loudon
“Estou a adorar. Temos andado num ritmo bom sem arriscar porque a prova é muito longa. Só quero chegar ao fim no nosso primeiro rali do WRC.

 

Carro nº 81, Moura/Costa
“Não tive qualquer problema mas não estou satisfeito. Não me sinto com confiança no carro.

 

Carro nº 83, Magalhães/Magalhães
“Este é apenas o meu segundo rali de terra em dois anos. Preciso de recuperar a minha velocidade. Tive um pequeno teste mas estou a fazer alterações na suspensão sempre que possível.”

 

Carro nº 85, Barbosa/Silva
“Estou a andar com muita calma. Os troços são muito difíceis e não posso arriscar.”

 

Carro nº 90, Andersson/Emilsson
“Está a ser muito divertido. É tão bom estar aqui. Obrigado ao Alex por esta oportunidade. É muito bom pilotar um excelente carro. O pó foi um problema na primeira especial. Tínhamos três minutos para o carro que partiu à frente mas ainda o apanhámos. Agora tivemos quatro minutos e não houve problemas. Fizemos algumas alterações no carro ontem e temos tracção. Não é perfeito mas resulta.”

Official WRC Sponsors
Patrocínios
scroll up