CFILogin.resx

PE 3: Ostberg capota, Ogier e Sordo lutam pela liderança

12 abril 2013

Na procura de cimentar a liderança alcançada na segunda especial, Mads Ostberg sofreu uma considerável saída de estrada com cerca de 15 quilómetros de especial cumpridos. Com isto, Dani Sordo foi o mais rápido nesta classificativa aumentando a pressão a Sebastien Ogier.

Após curtar em demasia uma curva o piloto norueguês perdeu o controlo do Ford Fiesta e capotou. Tanto piloto como navegador saíram ilesos e isso foi confirmado com uma mensagem no twitter de Ostberg: “Isto é o que pode acontecer quando se anda depressa e corta-se uma curva apertada”, pode ler-se.

O carro sofreu danos significativos forçando ao abandono.

Com a saída de prova de Ostberg, Sebastien Ogier teve que se esforçar mas também ter cuidado com os pneus macios que montou no seu carro. Com uma condução impressionante, assegurou-lhe a liderança, apesar de ter terminado a especial com o terceiro melhor tempo.

Dani Sordo esteve muito rápido obrigando Ogier a aplicar-se, mas não foi além de uma diferença de 4,4s para o piloto espanhol. Jari-Matti Latvala foi o segundo mais rápido, mantendo o terceiro lugar da geral, enquanto que Mikko Hirvonen foi o quarto mais rápido, apesar de um pequeno toque numas pedras soltas. Thierry Neuville foi o quinto mais rápido, enquanto que Kahlid Al Qassimi acusou problemas de embraiagem.

Embora de maneira curta, nesta classificativa, Ricardo Moura conseguiu mais um pouco de vantagem para Bruno Magalhães que continua a tentar o melhor ritmo neste regresso aos ralis. Pedro Meireles continua a ser o terceiro melhor, mas está um pouco longe dos dois primeiros.

 

Carro nº 2, Hirvonen/Lehtinen
“Não é perfeito. Temos de lutar muito com o carro para conseguir andar depressa. Mas estamos a dar o nosso melhor. Já havia grandes pedras numa das curvas. Batemos nela mas deu para continuar sem problemas.”

 

Carro nº 3 Sordo/del Barrio
“Pensámos que tínhamos um problema com os pneus. A estrada está muito dura. Destruímos o carro em cada curva. Temos de ter cuidado. O rali é longo. Também tentámos poupar os pneus porque vamos ter grandes ligações.”

 

Carro nº 5, Novikov/Minor
“Para ser sincere, não mudei muita coisa. Tentei manter a abordagem anterior mas o tempo não surgiu.”

 

Carro nº 6, Al-Attiyah/Bernacchini
“Está muito mais duro, com muita pedra. O carro está a comportar-se muito bem com os pneus Michelin. Estou satisfeito por seguir assim.”

 

Carro nº 7, Latvala/Anttila
“Não o vimos (Ostberg). Vimos uma linha em direcção a uma barreira. Nada mais. Tivemos problemas com os tempos intermédios. Tentámos aumentar o ritmo e forçar o andamento e ver como corre.”

 

Carro nº 8, Ogier/Ingrassia
“Ele (Ostberg) saiu de estrada? Estava muito rápido. Em algumas secções não era possível acompanhá-lo. A minha escolha de pneus não foi a melhor. Dá para fazer os troços todos, mas não foi a ideal.”

 

Carro nº 9, Mikkelsen/Markkula
“Estou satisfeito! O carro é fantástico e tenho de aprender a guiá-lo. É fantástico como é rápido face a um S2000.”

 

Carro nº 10, Al Qassimi/Martin
“Tenho um problema com a embraiagem. Está esponjosa. Vou tentar continuar.”

 

Carro nº 11, Neuville/Guilsoul
“Acho que não foi mau. Apenas no final, porque estava muito duro em algumas zonas. Preciso de encontrar um melhor compromisso. O carro está a fugir muito em algumas curvas. Talvez tenhamos de alterar as afinações.”

 

Carro nº 12, Kosciuszko/Szczepaniak
“Nesta especial os pneus aqueceram em demasia e perdemos tempo. Fizemos um pião e tive de fazer marcha-atrás e por isso ainda perdemos mais tempo.”

 

Carro nº 15, Kuipers/Buysmans
“É completamente diferente. Está muito mais duro, com mais pedras na especial. Temos de ser mais cuidadosos. O piso está completamente seco.”

 

Carro nº 21, Prokop/Ernst
“Estou a dar o meu melhor. Os pneus estão bons.”

 

Carro nº 31, Lappi/Ferm
“Foi perfeito. As notas estão óptimas. Podemos acelerar mas não o queremos fazer.”

 

Carro nº 32, Wiegand/Christian
“Não está a ser mau. O troço estava muito duro. Isso obriga-nos a ter cuidado, mesmo se queremos andar depressa. Tivemos um furo no troço anterior, e por isso não podemos arriscar. Temos só de manter o ritmo.”

 

Carro nº 40, Smailov/Rusov
“Está tudo bem. Vimos o Al Ketbi. Eles pareciam-me bem.”

 

Carro nº 41, Fuchs/Mussano
“Foi muito bom. Está tão duro… Se tiver de andar mais devagar, não me chateio. Há muitas pedras na estrada.”

 

Carro nº 48, Al-Kuwari/Duffy
“Melhor do que na primeira passage, mas podemos andar mais. É um desafio muito diferente. As lombas são totalmente distintas do que temos nas notas. Vamos ver como corre. É uma prova longa.”

 

Carro nº 50, Gorban/Korsia
“Acho que temos um problema de oleo. Espero chegar à assistência.”

 

Carro nº 51, Chardonnet/De La Haye
“Tudo normal. Fui cerca de um minute mais rápido do que na primeira passagem.”

 

Carro nº 52, Gilbert/Galimiche
“Tive um furo na roda traseira esquerda logo no início do troço.”

 

Carro nº 59, Bouffier/Panseri
“Foi melhor do que de manhã. Tive cuidado porque neste havia o risco de furar.”

 

Carro nº 73, Kondrakhin/Fappani
“Ficámos sem acelerador. Ficou preso.”

 

Carro nº 74, Kubica/Baran
“Foi uma bela especial. Tive alguns problemas na secção de asfalto. Temos de resolver o problema do radiador. E da ventoinha. De resto está tudo bem. Estou a ter alguns problemas com a afinação da traseira do carro. Faz-nos perder alguma confiança porque escorrega demais.”

 

Carro nº 75, Evans/Barrit
“Não estou preocupado com os tempos, apenas em aprender os limites do carro. Tenho de perceber como o explorar ao máximo. Até agora não tivemos problemas. O carro é muito robusto. Queremos chegar ao fim.”

 

Carro nº 76, Aska/Arena
“Estamos a andar um pouco mais, mas ainda nos estamos a adaptar ao carro. As duas primeiras especiais serviram, apenas, para verificar se estava tudo bem.”

 

Carro nº 77, Ligato/Garcia
“Há muitas pedras. A trajectória não está limpa. O carro está óptimo mas temos de fazer algumas mudanças para amanhã. Não sentimos confiança na suspensão.”

 

Carro nº 78, Bresolin/Pollet
“Foi bom. A especial é mesmo muito difícil. Não conseguimos ganhar confiança no carro e na estrada, mas estou satisfeito.”

 

Carro nº 79, Barrable/Loudon
“Estamos contentes. Encontrámos um bom ritmo que, creio, seria difícil de encontrar. Tivemos um momento quando íamos em sexta velocidade, mas nada mais.”

 

Carro nº 82, Protasov/Sikk
“Tudo bem, mas esta segunda passagem foi muito má. Danifica muito o carro.”

 

Carro nº 83, Magalhães/Magalhães
“Estou a alcançar o meu ritmo e a recuperar a confiança.”

 

Carro nº 90, Andersson/Emilsson
“Adorei a especial. Para nós, as especiais foram mais difíceis do que na primeira passage, mas fizemos um bom tempo.”

Official WRC Sponsors
Patrocínios
scroll up