Latvala é o piloto com mais ralis da história

15 fevereiro 2019

Jari-Matti Latvala tornou-se no mais experiente piloto do Campeonato do Mundo de Ralis no momento em que deu início à sua participação no Rally da Suécia.

Curiosamente, o finlandês bateu o recorde num rali de neve e gelo, precisamente o mesmo onde se estreou a ganhar em 2008, altura em que se tornou no mais jovem piloto da história a vencer uma ronda do WRC com 22 anos e 313 dias de idade.

Latvala, que bateu o recorde do bicampeão do Mundo espanhol Carlos Sainz, estreou-se no Mundail em 2002 e está agora no 12º ano consecutivo como piloto de fábrica, sendo que garantiu pelos menos um triunfo em cada temporada.

“É uma grande honra. Quando comecei a correr, ainda jovem, não era este o meu objetivo. A minha meta tem sido tentar vencer o Campeonato de Pilotos, mas ainda não aconteceu,” reconheceu Latvala, que totaliza agora 197 ralis, 18 vitórias e 65 pódios.

“É muito especial atingir este marco na Suécia, o rali onde conquistei a minha primeira vitória,” referiu Latvala que faz dupla com Miikka Anttila, que se tornou no primeiro concorrente a atingir os 200 ralis do WRC na época passada.

por comparação, os mais diretos rivais totalizam bem menos provas. O pluri Campeão do Mundo Sébastien Ogier soma 138 partidas (45 vitórias, 72 pódios e 6 títulos), Thierry Neuville tem 99 ralis feitos (9 vitórias e 34 pódios) e Ott Tänak já alinhou em 94 ralis (6 vitórias e 18 pódios).

Patrocínios
scroll up