Suninen-1-1200x675

Liderança de Suninen na Suécia com Tanak muito atento

15 fevereiro 2019

Surpresa, ou talvez não, o especialista em neve Teemu Suninen num Ford Fiesta WRC é o comandante do Rali da Suécia, após as primeiras 8 especiais de classificação. Muito perto e a controlar, como é seu hábito, está Ott Tanak em Toyota Yaris a apenas 2 segundos da liderança. Tanto Suninen como Tanak venceram dois troços cada um, assim como Elfyn Evans em Ford Fiesta, que é agora o 4º classificado a 28,6 segundos do líder, atrás do Hyundai i20 de Andreas Mikkelsen que está no 3º posto a 17,8 de Suninen. Se estes quatro pilotos parecem querer discutir a vitória na neve da Suécia, há que assinalar os abandonos de Sébastien Ogier em Citroen C3 e de Jari-Matti Latvala em Toyota Yaris, ambos presos em bancos de neve. Tanto Ogier como Latvala vão regressar amanhã à prova, com as respetivas penalizações.

Um pouco mais distantes, mas demasiado perto entre si, estão Esapekka Lappi em 5º lugar, agora o melhor piloto Citroen em prova, a 42,0 segundos de Suninen, com a 6ª posição a ser ocupada pelo Hyundai i20 de Sébastien Loeb a 48,8 segundos do líder, mas apenas a 6,8 segundos de Lappi. Loeb estará a fazer uma prova cautelosa e talvez a abrir caminho para o seu colega de equipa Thierry Neuville, que é o 7º classificado a 52,7 segundos do líder, mas com o Toyota de Kris Meeke no 8º posto a 53,1 segundos do comandante e apenas a quatro décimas de Neuville.

Boas prestações dos WRC2 na neve sueca, como comprova a vitória de Jari Hutunen em Skoda Fabia R5 no último troço do dia. bem como o 10º lugar da geral do VW Polo R5 de Ole Veiby, que conta com 24,5 segundos de vantagem para outro VW Polo, o de Johan Kristofferson, que por sua vez conta apenas com 3,8 segundos de vantagem para o Skoda de Huttunen.

Na nova categoria WRC2 Pro, a liderança é do Citroen C3 R5 de Mads Ostberg, que está no 13º lugar da classificação geral. Amanhã, o segundo dia do Rali da Suécia, conta com mais 8 especiais de classificação, onde se epera um duelo aceso entre Suninen e Tanak, mas com respostas previstas por parte de Mikkelsen e Evans, enquanto Neuville, Loeb e Meeke estão seguramente noutro combate.

Patrocínios
scroll up