Ott Tanak com tudo controlado na Suécia

16 fevereiro 2019

A vantagem de Tanak parece fazer respirar de alívio a equipa da Toyota, que a 3 troços do final do rali parece ter a situação controlada, embora a neve sueca seja sempre traiçoeira. Que o diga Suninen, que hoje teve duas saídas de estrada. Primeiro perdeu tempo preso num banco de neve, depois danificou o roll-bar do Fiesta, sendo obrigado a abandonar. Quando faltam cumprir os 3 troços de domingo, Tanak conta com 54,5 segundos de vantagem para a dupla Esapekka Lappi em Citroen e Andreas Mikkelsen em Hyundai, que empataram na soma dos tempos no final do 2º dia de prova do Rali da Suécia. E é precisamente na luta pelos dois lugares do pódio que a prova está ao rubro. Se Lappi e Mikkelsen estão empatados no 2º lugar, existem mais dois pilotos que prometem lutar até ao fim por essas posições de destaque. Thierry Neuville já recuperou e é o 4º classificado a 56,8 segundos de Tanak, enquanto Elfyn Evans está no 5º lugar a 1m08,7 do líder.

Um rali gelado para reações igualmente frias e calculistas por parte dos candidatos à vitória. Ott Tanak foi sem dúvida o mais objetivo, parecendo ter a vitória na mão. Esapekka Lappi está a mostrar serviço à Citroen, forçando também o andamento neste segundo dia de prova, depois de Ogier estar já afastado de qualquer bom resultado. Quanto a Mikkelsen, está a fazer um excelente trabalho de equipa, dando à Hyundai a possibilidade de colocar dois carros no pódio. Com Thierry Neuville a apenas 2,3 segundos de diferença, é natural que Mikkelsen abra terreno para o seu colega de equipa poder subir um ou dois lugares na classificação geral, na tão desejada caminhada para o título de 2019. Depois deste “top 5” que tem todas as pretensões a lugares no pódio, Kris Meeke coloca o Toyota Yaris na 6ª posição a 1m36,5 do seu colega de equipa Tanak, enquanto Sébastien Loeb vai mostrando boa adaptação ao Hyundai i20, com o 7º lugar da geral a 1m38,1 do líder, e apenas a 1,6 segundos de Meeke.

Regressados à prova depois dos abandonos de ontem, o campeão Ogier e também Latvala vão mostrando serviço, e ganhando troços à geral. Ogier já ganhou três e Latvala também começou o dia a vencer. Já bastante atrasado, Pontus Tidemand ocupa o 8º lugar da geral já a 3m08,0 de Tanak, seguido por uma interessante luta entre os candidatos à vitória no WRC 2. Ole Veiby no novo VW Polo R5 vai mantendo a liderança, agora no 9º lugar da geral, mas apenas com 12 segundos de vantagem para o Skoda Fabia R5 de Jari Huttunen. Para amanhã estão marcados os 3 últimos troços do Rali da Suécia, com dupla passagem pela especial de Likenas, com 21,9 Km e a Power Stage a fechar a prova com 8,9 km, onde se espera por um ataque de Ogier e Latvala para conquistarem pontos, por uma gestão inteligente de Ott Tanak para vencer o rali e por um duelo muito forte entre Lappi, Mikkelsen, Neuville e Evans, pelos lugares do pódio.

Patrocínios
scroll up