CFILogin.resx

PE 13 - Ogier está de volta em grande estilo

14 abril 2013

Sébastien Ogier voltou ao andamento imprimido ao longo do Vodafone Rally de Portugal depois dos problemas na embraiagem do Polo WRC. Já o seu companheiro de equipa, Jari-Matti Latvala, teve de fazer os 52,30km da especial de Almodôvar só com tracção atrás no seu carro.

Antes da classificativa, ambos os pilotos tiveram de parar na ligação para tentar perceber e resolver os problemas. Com a embraiagem mais fria, esta voltou a funcionar, Ogier recuperou a tracção total no seu Volkswagen e ganhou tempo a Hirvonen, que está em segundo, a 49,3s.

Já o finlandês não teve a mesma sorte. A piloto e co-piloto não conseguiram resolver a questão relacionada com o diferencial dianteiro que deixou de funcionar. Nestas condições, Latvala não fez melhor do que o 13º tempo mas manteve o terceiro lugar da geral.

Mads Ostberg voltou a imprimir um ritmo alucinante para perceber até que ponto é competitivo quando voltar a Almodôvar para a Power Stage. O norueguês fez o melhor tempo e deixou Ogier, segundo mais rápido, a 16,8 segundos. Hirvonen, por sua vez, terminou com o terceiro registo mas fez a especial preocupado em gerir o estado dos pneus.

Entre os portugueses, Bruno Magalhães assumiu o primeiro lugar por troca com Miguel J.Barbosa que perdeu mais de 1m30s para o agora líder.

 

 

Carro nº 2, Hirvonen/Lehtinen
“Estou a manter um andamento constante. Ele (Ogier) está de volta. Tenho de poupar os pneus para o resto do dia. Vai ser complicado.”

 

Carro nº 3 Sordo/del Barrio
“Foi bom, estou satisfeito. Não estou a andar como estava. Sinto-me confiante com o carro. Recuperei a confiança. Estamos a limpar a estrada. Só queremos obter bons pontos para a Argentina.”

 

Carro nº 4, Ostberg/Andersson
“Está escorregadio, com muita terra solta. Mas a maior parte do troço é bom. Muda muito de zona para zona. É uma especial difícil. Vamos andar depressa durante o dia todo e ver o que acontece. Vamos acelerar e tentar .”

 

Carro nº 5, Novikov/Minor
“Tentei andar depressa no início do troço, mas depois tive de acalmar um pouco. Vamos ver como corre a seguir. Acho que não temos grandes hipóteses de ir atrás do Latvala.”

 

Carro nº 6, Al-Attiyah/Bernacchini
“Controlámos porque a especial é longa. Acho que fizemos um bom trabalho. Terminámos os primeiros dois troços e sabemos o que precisamos para as próximas passagens. Vamos tentar atacar em algumas zonas e poupar os pneus noutras.”

 

Carro nº 7, Latvala/Anttila
“Fico contente se ainda estivermos em terceiro. Agora podemos ir à assistência e arranjar o carro. Este troço exigiu muita condução. Posso assegurar.”

 

Carro nº 8, Ogier/Ingrassia
“Está tudo bem. Tivemos de ser muito cuidadosos nesta especial. Poupei a embraiagem e geri o binário disponível. Tenho de fazer o meu trabalho.”

 

Carro nº 9, Mikkelsen/Markkula
“Sem erros. Troço exigente e traiçoeiro. Muitos topos. Tenho demasiada informação nas minhas notas. Acontece tudo muito depressa. Não precisamos de alterar o sistema por completo, mas temos de fazer alguma coisa.”

 

Carro nº 10, Al Qassimi/Martin
“Foi bom. Estava preocupado porque achava que iria ficar muito cansado, mas correu bem. É difícil manter a concentração. Tenho de me focar mais. Não pensei na posição. Só pensei em mim e sentir-me bem, ter ritmo.”

 

Carro nº 11, Neuville/Guilsoul
“Foi uma especial difícil. Após 20km, os travões da frente deixaram de funcionar e tive de lutar muito. Acabei o troço a recorrer ao travão-de-mão.”

 

Carro nº 12, Kosciuszko/Szczepaniak
“Estamos a escorregar a toda a largura da estrada. Não estou a conseguir controlar. É muito difícil. Após alguns quilómetros parece que estamos a guiar no gelo. Temos pneus macios. Vamos ver o que podemos fazer.”

 

Carro nº 15, Kuipers/Buysmans
“Foi divertido. Tivemos alguns problemas de caixa em metade da especial, Troço difícil, rápido. Vamos ver como corre à tarde.”

 

Carro nº 21, Prokop/Ernst
“Tudo bem. Sem problemas. Talvez pudesse andar um pouco mais depressa. Mas estava com receio por causa dos pneus. Não queria ser demasiado agressivo. Acho que que a especial pequena era mais difícil do que esta. Esta era apenas longa.”

 

Carro nº 31, Lappi/Ferm
“Estamos a subir na classificação por causa das desistências. Estamos a andar bem. Faltam dois troços e 70km. Temos muito trabalho ainda pela frente.”

 

Carro nº 32, Wiegand/Christian
“Travei demasiado tarde, a caixa de velocidades bloqueou. Tentei colocar outras relações mas não foi possível. Tentei cinco, seis e sete vezes e funcionou. Foi uma pena. Não faço ideia do que se passa com a caixa.”

 

Carro nº 59, Bouffier/Panseri
“Está tudo a correr bem. Foi um pouco difícil mas não me posso queixar porque estou na frente. Foi um troço lindo com muitos quilómetros. Estou feliz por chegar ao fim.”

 

Carro nº 79, Barrable/Loudon
“Após cerca de 2,5km havia uma curva apertada para uma ponte. Parece que ele (Wiegand) tinha alargado a trajectória e saído de estrada. Não sei se conseguiu voltar. É uma especial dolorosa, tenho de o dizer. Mas é uma excelente forma de nos iniciarmos no WRC. Viemos com um plano e estamos a mantê-lo.”

 

Carro nº 74, Kubica/Baran
“A caixa de velocidades está a funcionar bem. Este troço foi difícil para nós. Perdemos algum tempo quando quase fizemos um pião numa curva e ficámos sem confiança.”

 

Carro nº 75, Evans/Barrit
“Tudo bem. Cada vez mais confiantes com o carro. Penso que estava a escorregar no final, talvez porque os pneus já estão muito gastos. Estamos a aprender para o futuro. Estamos contentes com o que estamos a fazer neste rali. É bastante difícil e exigente e nós estamos cá.”

 

Carro nº 83, Magalhães/Silva
“Este troço para nós não foi muito bom porque andámos cerca de 30km atrás de outros concorrentes. Pedimos à organização mais um minuto de intervalo mas isso não aconteceu.”

 

Carro nº 85, Barbosa/Silva
“Apanhámos muito pó. Andámos cerca de 10 quilómetros atrás de um concorrente à nossa frente. Isso prejudicou-nos um pouco mas estamos em prova com o objectivo de terminar.”

Official WRC Sponsors
Patrocínios
scroll up