Fiesta-R2

Ford torna-se parceira oficial do Júnior WRC

22 novembro 2019

A ligação da Ford ao Júnior WRC já vem de longe. Na verdade, a relação da marca com a formação de jovens estrelas do Mundial de Ralis remonta a 2011, ano em de estreia da WRC Academy, e continuou depois com o regresso do JWRC em 2013.

O único período em que não esteve ligada à competição reservada aos mais jovens foi no triénio 2014/16, altura em que a responsabilidade caía sobre os ombros da Citroën.

Agora, e depois de ter voltado a assumir as rédeas do Mundial de Júniores em 2017, a marca norte-americana vê a aposta dar frutos ao tornar-se parceira oficial do Campeonato do Mundo de Ralis Júnior em 2020.

Uma notícia que vai permitir à Ford Performance, em conjunto com a M-Sport Polónia, dar importante continuidade ao desenvolvimento do bloco EcoBoost de 1 litro que equipa os Fiesta R2T usados por todos os participantes no Júnior WRC.

“A Ford tem sido um orgulhoso parceiro e defensor do Júnior WRC desde a sua criação há vários anos,” começou por sublinhar Gerard Quinn, o homem forte da Ford Performance Europe. “Desde a fundação da Ford Motor Company que temos estado, de forma consistente, na frente da criação de oportunidades para jovens estrelas do automobilismo.”

“O Júnior WRC dá à Ford uma importante oportunidade de estar envolvida num campeonato profissional de ralis que continua a descobrir pilotos de grande qualidade. É claro que estamos muito contentes por o Ford Fiesta continuar a ser o carro de eleição para esta emocionante competição em 2020,” rematou.

Por seu lado, o responsável pelo Júnior WRC, Maciej Woda, salientou a importância que uma parceria como esta tem para construtores como a Ford no que toca ao desenvolvimento de novos pilotos.

“O Elfyn Evans é um grande exemplo de um piloto com o qual a Ford está envolvida desde que começou a carreira no WRC, na altura ainda na WRC Academy, em 2012, e que venceu aos comandos de um Ford Fiesta R2,” disse Woda.

“O Elfyn passou depois para o WRC 2, em 2013, com um Ford Fiesta R5, e juntou-se à M-Sport WRT a tempo inteiro na época de 2014.” A isso seguiu-se depois, em 2017, a primeira vitória absoluta no WRC com o Fiesta WRC.

O Campeonato Mundo de Ralis Júnior de 2020 vai contar com cinco jornadas, com Suécia, Itália e Finlândia a repetirem a dose depois desta temporada de 2019, e com a entrada da Alemanha e, em estreia absoluta, o Chile com a primeira visita do JWRC à América do Sul.

Patrocínios
scroll up