wrcreturn

Setembro é a data em estudo para o regresso do WRC

16 junho 2020

O impacto da pandemia da Covid-19 foi vasto e o Campeonato do Mundo de Ralis não esteve imune aos cancelamentos e adiamentos de provas, até ao momento com sete jornadas, entre elas o Vodafone Rally de Portugal, a não se realizarem.

Mas a FIA e o WRC Promoter estão a estudar o regresso da competição à estrada para setembro e são vários os cenários em cima da mesa, como referiu o Presidente da FIA, Jean Todt, à margem da 1ª e-Conference conjunta da FIA.

“O WRC está a estudar vários cenários para voltar à competição em Setembro, incluindo a reorganização no calendário de eventos que foram adiados, para garantir as melhores oportunidade de se completar a temporada de 2020,” explicou Todt.

Entre esses várias cenários em cima da mesa, um deles inclui a realização de uma prova na Letónia, em conjunto com a ronda pontuável para o Europeu de Ralis que o organizador RA Events se viu obrigado a adiar para 14 a 16 de agosto.

Esta possibilidade surgiu após o cancelamento das rondas da Finlândia, Nova Zelândia e Inglaterra, com o homem forte do WRC, Oliver Ciesla, a confirmar recentemente que o Campeonato pode vir a abrir as portas em 2020 a ralis que não fazem parte do calendário tradicional do WRC.

“A RA Events e o WRC Promoter levaram a cabo uma primeira ronda de conversações na segunda-feira onde se discutiram vários aspetos da organização, termos e condições, bem como muitos outros tópicos que têm de ser abordados para que a Letónia possa receber uma ronda do Campeonato do Mundo de Ralis em paralelo com o Europeu,” revelou Raimonds Strokss, responsável pela RA Events.

Contudo, o responsável enfatizou de imediato que esta foi “uma primeira ronda de conversas e nenhuma das partes está perto de uma decisão final nesta matéria.”

Seja como for, para que tal possibilidade se torne uma realidade, a RA Events, que também é responsável pela organização de uma jornada do Mundial de Rallycross no país, necessita que todos os parceiros se unam para possibilitar a organização de dois eventos de Campeonato do Mundo na Letónia no mesmo ano.

“Será uma tarefa muito exigente porque temos menos de dois meses até à data do evento. Vamos convidar os nossos parceiros – o Governo da Letónia e as cidades do nosso rali, Liepaja e Talsi – para uma discussão com o objetivo de avaliar toda a carga de trabalho, as condições financeiros e outros aspetos da proposta. Só trabalhando em conjunto e a um ritmo muito rápido poderemos encontrar uma solução para recebermos uma ronda do WRC na Letónia em conjunto com o Europeu,” rematou Strokss.

Patrocínios
scroll up