CFILogin.resx
PE10

Stage Flash SS10 Vieira do Minho 1

21 maio 2022

A equipa Toksport decidiu, na noite de sexta, que o Skoda Fabia Rally2 Evo de Mikkelsen não entraria na assistência, por não haver tempo útil para repara os danos no motor. Assumiram a penalização de tempo e decidiram entrar em Rally2, este sábado, mas chegaram à conclusão que o problema era irreparável e a desistência do norueguês foi inevitável.

Vieira do Minho é a primeira de duas classificativas na Serra da Cabreira, através de uma imponente paisagem granítica. É uma classificativa de contrastes, à medida que secções arenosas se misturam com zonas barrentas e estradas largas alternam partes muito estreitas. Passa por zonas de grandes rochas e a última parte é composta de curvas desafiantes muito do agrado dos pilotos. Há uma zona muito rápida de asfalto, a meio, e muitos saltos na segunda parte. Os primeiros dois quilómetros são novos na edição deste ano.

Evans foi o mais rápido na espcial, batendo Rovanperä por 1,3s.

Carro #19. LOEB/GALMICHE

As dificuldades em abrir a estrada são hoje mais acentuadas. “Muito difícil e muito mais húmido do que esperava. A nossa escolha de pneus não é boa: montei dois duros e penso que não será a melhor a solução. Bem, estamos aqui…”.

Carro #1. OGIER/VEILLAS

O francês montou quatro pneus macios no Yaris e a diferença de tempo para Loeb é de cerca de 16 segundos a seu favor. “Até aqui tudo bem com a escolha de pneus, vamos ver como será no final da ronda. Tentámos guiar a fundo, porque caso contrário é um bocado aborrecido quando já tens quaisquer objetivos”.

Carro #8. TÄNAK/JÄRVEOJA

Impondo um ritmo forte, esta manhã, Tänak quer subir na classificação e é o único piloto a levar um lote completo de pneus macios. “Ao fim e ao cavo não interessa muito. Estamos muito à frente na estrada, mas os pneus macios parecem ter sido uma boa escolha”.

Carro #16. FOURMAUX/CORIA

“As condições estão realmente boas e desfrutei da classificativa. É interessante ter um oito vezes Campeão do Mundo á minha frente – as linhas são muito boas, pelo que preciso de as seguir na próxima”.

Carro #42. BREEN/NAGLE

Breen perde três décimas para Fourmaux e tem dificuldades em encontrar grip no Puma. “Lutei contra a frente do carro. Tenho dois pneus duros à frente e não consegui de todo encontrar o ritmo”.

Carro #11. NEUVILLE/VYDAEGHE

Neuville é o mais rápido até agora, com três pneus macios a fazer a sua magia. “Foi bom. Obviamente que tenho um pneu duro no carro, o que não é ótimo para esta especial. Mas correu muito bem”.

Carro #7. LOUBET/LANDAIS

O mais lento até agora. “Fizemos um pião e as sensações não são boas. Não compreendo, derrapava por todos sítios”.

Carro #44. GREENSMITH/ANDERSSON

Perdeu quase um minuto para Neuville, que lidera por agora a tabela, devido a um furo. Chegou ao fim apenas na jante. “Furei logo na fase inicial”.

Carro #18. KATSUTA/JOHNSTON

Melhor tempo até agora. “Estou bastante surpreendido. Tentei apenas fazer uma condução limpa, mas o carro está a funcionar muito bem e os engenheiros fizeram um grande trabalho”.

Carro #6. SORDO/CARRERA

Sordo é faz o quatro melhor «crono» até agora, 4,1s atrás do japonês. “Tenho quatro pneus macios nesta especial e o carro movia-se um pouco, sem muito grip. Tentei o meu melhor, mas estou bastante satisfeiro com o carro. Estou a tentar manter os outros pilotos atrás.

Carro #69. ROVANPERÄ/HALTUNEN

Pulveriza o tempo de Katsuta, sendo 10,1s mais rápido. “Parece que vai ser uma luta apertada. Tentei apenas começar bem a manhã, mas aqui estava mais escorregadio do que esperava. Talvez não estivesse limpo o suficiente em algumas zonas, porque saía largo aqui ou ali, mas com duas rodas sobressalentes é um pouco traiçoeiro”.

Carro #33. EVANS/MARTIN

O galês não brinca em serviço e bate o tempo de Rovanperä por 1,3s. “Foi bastante bom. Estava escorregadio e consegui um bom equilíbrio entre forçar demais e não o suficiente. Com o piso tão escorregadio, é difícil encontrar o equilíbrio.

Official WRC Sponsors
Patrocínios
scroll up