CFILogin.resx
12-05

Lappi o mais rápido antes da Figueira da Foz

12 maio 2023

Com as equipas a debaterem-se com o desgaste dos pneus, a especial de Mortágua (18,15 km) foi madrasta para alguns candidatos.

O frustrante dia do líder do WRC, Elfyn Evans, a quem coube abrir os troços, terminou com um despiste ao km 13,8 de Mortágua. O azar do galês levou Ott Tänak ao sexto lugar. Mas não havia como parar Kalle Rovanperä, que foi forçado a abrir o troço após o acidente do seu companheiro de equipa. O finlandês foi o segundo mais rápido e partiu para a última especial do dia com uma vantagem de 14,2 segundos, depois de Dani Sordo ter falhado um cruzamento e ter sido forçado a fazer marcha-atrás após 11 km.

Um mau tempo na especial para Thierry Neuville fez com que o belga caísse para quinto, atrás de Esapekka Lappi - que conquistou a segunda vitória do dia para a Hyundai - e Pierre-Louis Loubet.

Andreas Mikkelsen foi o líder do pelotão no WRC2, mas Oliver Solberg aumentou a vantagem na classificação geral depois de Yohan Rossel ter sofrido uma penalização de 40 segundos por um atraso na partida. O boliviano Marco Bulacia parecia pronto para chegar ao segundo lugar se não tivesse tido problemas na classificativa.

 Carro 11.   NEUVILLE/WYDAEGHE 

“Nunca tinha feito a totalidade desta especial em boas condições. Esta foi a primeira vez. É uma especial muito complicada. Era difícil fazer muito melhor”.  

 Carro 69.    ROVANPERÄ/HALTTUNEN 

Subiu uma berma no interior de uma curva. “Tem sido um dia muito duro, uma tarde especialmente dura. Este está a ficar muito mais limpo, vamos ver quão mais rápidos vão ser os concorrentes que vêm atrás. Não é nada fácil abrir a Estrada depois de o Elfyn ter saído. É uma pena para ele”.

Carro 8.     TÄNAK/JÄRVEOJA

“Não havia pó. Tem sido muito desafiante, com tantos problemas para ultrapassar. Obviamente que o furo também não ajudou”.

Carro 33.    EVANS/MARTIN

Saiu de estrada no quilómetro 13,9 da especial. Ambos os membros da equipa saíram incólumes.

Carro 6.      SORDO/CARRERA

Um pequeno peão e marcha atrás ao fim de 11 quilómetros. “Falhámos um cruzamento e perdemos algum tempo. Fizemos uma especial muito má. A traseira “dançava” muito e acabámos por perder tempo”.

 Carro 4.      LAPPI/FERM

“Esta é a minha grande especial. Não a fiz o ano passado com estes carros, tentei aprendê-la e estava realmente empenhado”.

 Carro 7.      LOUBET/LANDAIS

“Foi um bom dia. Uma das especiais mais duras da época. Não conseguíamos ver toda a estrada. É complicado. Falta uma...”.

Carro 20.    GREENSMITH/ANDERSSON

“Não era, certamente, desta forma que queria começar este fim-de-semana. Estamos aqui. Só tentamos não cometer erros”.

 Carro 21.      SOLBERG/EDMONDSON

“Foi um dia consistentemente rápido e consegui passar por ele de forma limpa. Os meus pneus estão destruídos, mas de resto está tudo bem”.

Carro 23.      SUNINEN/MARKKULA

"Quem me dera. Agora começa a ser uma questão de sobrevivência (em relação aos pneus). Vamos tentar dar o nosso melhor!"

Carro 24.     MIKKELSEN/ERIKSEN

“É uma pena porque a velocidade está lá. Mas são os ralis. É assim que é. Temos de recuperar o tempo perdido. De certeza que não baixámos os braços”.

Carro 25.      FOURMAUX/CORIA

"Perdemos muito tempo nas duas últimas etapas. Foi um desastre para nós. Estamos a conduzir

bem. Tenho três pneus completamente arrasados. Só um está bom para mim. Estamos a tentar ser eficazes".

Carro 26.     ROSSEL/DUNAND

Sofreu uma penalização de tempo de 40 segundos no início da etapa. "Troquei as rodas dianteiras pelas traseiras e quando arranquei para a partida, a minha roda estava completamente bloqueada".

 

 

 

 

 

 

 

 

Official WRC Sponsors
Patrocínios
scroll up