É considerada «A Catedral dos Ralis em Portugal», pela verdadeira romaria de espetadores que ali se desloca para ver os concorrentes. Os seus 11,18 km albergam os dois dos maiores cartões-de-visita do Vodafone Rally de Portugal: o Confurco e a passagem no asfalto, sem esquecer naturalmente o Salto da Pedra Sentada, que encerra o troço com chave de ouro. A festa começa na tarde anterior - quando se começam a juntar espetadores que ali acampam e fazem a festa durante a noite - e dura até ao último momento do rali, com a Power Stage.
Há zonas com nevoeiro pouco denso.
Rovanperä perde 1,9s para Evans e vê a vantagem na liderança sobre o galês colega de equipa na Toyota reduzir para 6,6s. Tänak vence mais uma especial.
No WRC, Kajetanowicz foi o mais rápido, mas Suninen voltou a bater Rossel e dilatou a vantagem sobre o francês para 55,0s.
Carro #1. OGIER/VEILLAS
“Penso que é excelente. Foquei-me na estrada, mas é sempre uma classificativa bonita. As condições estão um pouco húmidas e é claro que se vai tornar mais rápida. De momento, estamos a trabalhar na forma de obter melhores sensações do carro e a tentar encontrar o melhor set-up”.
Carro #44. GREENSMITH/ANDERSSON
“As classificativas estão boas e é bom disputá-las em condições climatéricas ligeiramente diferentes. O grip, aqui, é bastante mais baixo do que nas outras duas classificativas, pelo que está algo traiçoeiro em alguns lugares”. O britânico fez ainda assim uma passagem limpa, ao contrário do que sucedeu em 2019, quando bateu no salto.
Carro #16. FOURMAUX/CORIA
“Não dei tudo do carro, mas o grande objetivo para é terminar. Estou a desfrutar e esta classificativa é boa”.
Carro #8. TÄNAK/JÄRVEOJA
Estabelece o melhor tempo até agora, depois de um salto espetacular. “Vamos ver. É óbvio que os Toyota têm estado numa outra liga e ainda estamos um pouco atrás em termos de desempenho, mas vamos ver o que conseguimos fazer”.
Carro #7. LOUBET/LANDAIS
O mais lento até agora. “É sempre bom guiar nesta classificativa. Tenho um problema com a direção do carro, que está um pouco dura nas curvas à esquerda. Começou na ligação para este troço”.
Carro #42. BREEN/NAGLE
Segundo mais rápido até agora. “Já cá não vinha há quatro anos, pelo que estamos a perder muito tempo em alguns lugares. O carro está agora muito melhor e estou razoavelmente satisfeito”.
Carro #11. NEUVILLE/VYDAEGHE
Neuville também não consegue bater o tempo de Tänak, perdendo 1,6s para o estónio. “Perdemos um spoiler dianteiro na primeira especial, pelo que estou a perder alguma aerodinâmica nas secções mais rápidas. Estamos aqui e continuamos a forçar. Não será fácil, mas tudo pode acontecer”.
Carro #6. SORDO/CARRERA
“Também tenho de estar atento ao Thierry (Neuville), porque ele está muito rápido. Penso que é importante levar os dois carros até casa, mas vou tentar lutar pela posição com o «Taka» (Katsuta)”.
Carro #18. KATSUTA/JOHNSTON
Perde mais uma décima para sordo e segura o terceiro lugar à geral por 0,8s. “Estou a desfrutar imenso e esta especial é muito boa. Tenho de estar sempre a forçar, mas é bom. Este tipo de despique (com o espanhol da Hyundai) não acontece muitas vezes.
Carro #33. EVANS/MARTIN
Terceiro melhor até agora. “Estou apenas focado em fazer o melhor que posso. Ainda não estamos assim tão longe, mas, realisticamente, o Kalle teria de fazer algo um pouco errado, agora. Vamos manter a pressão”.
Carro #69. ROVANPERÄ/HALTUNEN
Perde 1,9 para Evans. “Não é fácil, havia mais nevoeiro e estava a chover com mais intensidade, mas os ralis são assim. Vamos ver como será a segunda passagem. Na nossa posição, não é muito confortável ir a fundo em todos os sítios, mas vamos a tentar ser rápidos e inteligentes”.