Esta é uma terra para quem quer mudar de ares. O concelho de Arganil, no distrito de Coimbra, é conhecido pelas densas paisagens naturais e pelo conforto junto ao campo: longos trilhos com bordas embaladas pelas águas do Rio Alva, a paisagem protegida da Serra do Açor, as raras amostras de vegetação natural das encostas xistosas da Mata da Margaraça — este é o palco do Vodafone Rally de Portugal.
São paragens obrigatórias em Arganil, a Capela de São Pedro, monumento nacional construído no século XIII, o Santuário do Mont’Alto, as Aldeias de Xisto de Vila Cova de Alva e Benfeita; a Aldeia Histórica de Piódão, uma das 7 maravilhas de Portugal Aldeias desde 2017, a vila de Coja a contemplar o Rio Alva, sem esquecer as praias fluviais e zonas balneares distribuídas um pouco por todo o concelho. Aqui o descanso, aliado sempre a bons passeios, é uma garantia. Venha-se perder.
O que comer?
A gastronomia da beira Serra é rica em todos os sentidos: forte em sabor, diversificada nos ingredientes e tradicional na apresentação. A de Arganil não é diferente: esta é uma terra que apresenta uma longa lista de comidas essencialmente cozinhadas no forno e servidas bem quentes.
Há também muitas sopas, com a canja de galinha à Serrana, a Aferventada, o caldo de Castanhas, as papas Laberças e a típica sopa Serrana a cativaram os olhares — e também o estômago — de quem passa pela região.
Mas as carnes são também motivo de paragem. Devido à abundância de património gastronómico, todos os anos realiza-se a Feira das Freguesias - Mostra Gastronómica, onde estão devidamente representadas todas as freguesias do concelho com o objetivo de exibir o melhor de cada terra. A originalidade impera pois podemos encontrar pratos como chanfana, bolas de carne à Convento de Folques, borrego recheado à moda de cepos, bucho recheado à moda de Folques e, claro, cabrito à Serrana.
Cabrito à Serrana
Bucha recheado à Moda de Vila Cova de Alva
Chanfana
O que fazer?
- Passeios pelo natural:
À riqueza do concelho juntam-se as aprazíveis e refrescantes praias fluviais espalhadas um pouco pelos quatro cantos, tornando-se elas nas melhores aliadas nos dias em que o calor mais aperta. São dezenas as praias fluviais, das quais salientamos:
- Praia Fluvial da Cascalheira
- Praia Fluvial de Côja
- Praia Fluvial da Benfeita
- Praia Fluvial de Pomares
- Praia Fluvial de Piódão
- Zona Balnear Foz de Egua
- Passeio pela história:
Aldeia de Piódão, uma aldeia de traçado sinuoso, perfeitamente encaixada na Serra do Açor, é a prova da resistência da construção humana face ao avanço do mundo natural. As pastagens da Serra de São Pedro do Açor, recheada de nascentes, atraíram há tempos os pastores lusitanos que ali alimentaram os seus rebanhos. Na época medieval, formou-se um pequeno povoado a que foi dado o nome de Casal Piodam, depois transferido para a atual localização.
A sua arquitetura é única e pinta uma imagem já famosa em Portugal: casas de pedra negra devidamente iluminadas e emparelhadas de forma organizada, como se tratassem de um presépio vivo. Cada canto tem a sua história; cada história é replicada pelas vozes das suas gentes. Piódão é um contacto em tempo real com um país de outros tempos, mas preservado ao mais ínfimo detalhe.
Um dia em Arganil
Itinerários possíveis
Sugestão de itinerário 1 I 83 km
Tempo do percurso I 2h4 minutos, só o tempo de condução
Uma visita por Arganil e de todo o seu património. Há aqui espaço para as zonas mais caricatas e recônditas, como Côja, Benfeita, passando pela Mata da Margaraça, sem esquecer, claro, os icónicos caminhos para Piódão.
Sugestão de itinerário 2 I 42 km
Tempo do percurso I 53 minutos, só o tempo de condução
Freguesias, pequenas vilas e aldeias históricas. Este percurso tem um pouco de tudo para que conheça cada canto de Arganil. Uma viagem bucólica, repousante, com um passagem especial pela Barragem das Fronhas.
Sugestão de itinerário 3 I 52 km
Tempo do percurso I 83 minutos, só o tempo de condução
Este circuito, que acompanha o curso do Rio Alva, recomenda-se somente pela beleza inigualável da paisagem. Mas as localidades e as freguesias referidas merecem uma visita, sem esquecer Avô.