A primeira coisa na qual reparará em Lousã será o número infinito de paisagens naturais de cortar a respiração. É verdade que os monumentos cheios de história e a comida tradicional são elementos essenciais para quem procura um turismo longe das grandes cidades e aliado à história. No entanto, são as alturas rodeadas de verde que constituem grande parte desta terra. Na vila de Lousã, a planície funde-se com a Serra; já nos arredores, é indispensável conhecer o lado lousanense das Aldeias de Xisto — Candal, Casal Novo, Cerdeira, Chiqueiro e Talasnal –, além dos muitos outros cantos tradicionais que pintam uma imagem cheia de misticismo.
Esta vila situa-se numa transição entre duas dinâmicas de desenvolvimento que demarcam a região: de um lado, uma zona cada vez mais urbana; do outro, um carácter mais rural e ligado às lembranças e aos hábitos de quem lá vive.
O que comer?
Tratada com sentimento e história, a comida de Lousã é rica e basea-se nos produtos oriundos da terra. O conhecimento, a habilidade e a técnica, passados dos mais sábios para as novas mãos que trabalham o solo, são elementos importantes que se notam exclusivamente no sabor do prato final.
Tal como em várias regiões vizinhas, podemos encontrar com facilidade o cabrito assado, os maranhos, as chanfanas, os peixes do rio e o bacalhau do mar — tudo devidamente ensopado num molho azeitado e acompanhado por um miolo macio.
Se, no final, ficar com desejos de algo doce, as sobremesas aqui também têm um cunho local: a tigelada e as papas de carolo são as favoritas e o principal motivo de orgulho entre os locais. A não esquecer: o queijo de cabra, feito das muitas cabras que pastam pela região, tem um sabor harmonizado por ervas frescas, vindas diretamente dos montes e vales.
Tigelada
Maranhos à moda das Aldeias de Xisto
O que fazer?
Experiencie a comida – de corpo e alma.
A gastronomia é um elemento identitário da região e ao mesmo tempo um símbolo do património cultural. Lousã faz um trabalho incansável em preservar tal ideia: entre fevereiro e março, se visitar esta vila, não perca o Festival Gastronómico da Chanfana e conte com uma quantidade impressionante e uma qualidade inigualável de chanfanas, um dos produtos integrantes das 7 Maravilhas à Mesa. Organizado pela Câmara Municipal da Lousã, e com vários apoios, esta é uma iniciativa que atrai os amantes de uma das iguarias mais populares da Beira Litoral.
Um dia na Lousã
Itinerários possíveis
Sugestão de itinerário 1 I 19km
Tempo de percurso I 28m, só o tempo de condução
Uma visita a Lousã que não só passa pelas principais paisagens, apreciando tudo aquilo que o concelho tem para oferecer, como também inclui pequenas paragens pela gastronomia que não deixa ninguém indiferente.
Sugestão de itinerário 1 I 21km
Tempo de percurso I 29m, só o tempo de condução
Este passeio pela Lousã é bastante completo, pois inclui as paisagens essenciais que cada turista tem de ver, assim como breves passagens por freguesias vizinhas do concelho. Tudo isto numa simples viagem de meia hora.