A 4ª prova do WRC 2023 decorreu sempre com Craig Breen no pensamento, o piloto irlandês que perdeu a vida nos reconhecimentos para a edição deste ano do Rali da Croácia. Emoções contidas na altura de festejar, numa prova onde o êxito da Toyota pertenceu à dupla Elfyn Evans/Scott Martin que, contou desta vez com a pressão constante de um Ford Puma da M-Sport superiormente conduzido por Ott Tanak. O piloto estónio terminou a prova na 2ª posição a 27 segundos de Evans, deixando o Hyundai de Esapekka Lappi no 3º lugar a 58,6 segundos do vencedor.
Thierry Neuville bem queria lutar pela vitória, também como forma de homenagem ao seu colega de equipa. No entanto, o piloto belga da Hyundai acabou por ter uma saída de estrada no segundo dia de prova, quando liderava a prova. Neuville chegou mesmo a dividir o favoritismo com Evans e Tanak, mas a superioridade e excelente afinação do Toyota Yaris Rally1 de Evans acabou por fazer a diferença, com uma vitória merecida que já não acontecia há cerca de ano e meio.
A Toyota acabou por preencher os três lugares seguintes ao pódio, conquistando importantes pontos para o campeonato de construtores. O campeão do mundo Kalle Rovanpera e Sébastien Ogier, ambos em Toyota Yaris GR Rally1, só não lutaram pela vitória porque perderam cerca de dois minutos com furos, logo no primeiro dia de prova. Apesar disso, Rovanpera conquistou a 4ª posição a 1m18,3 de Evans, enquanto Ogier foi 5º classificado a 1m28,0 do vencedor e a menos de 10 segundos do seu colega de equipa. A Toyota alcançou ainda o 6º lugar com Takamoto Katsuta já a 2m22,5 do vencedor, conseguindo assim quatro posições entre os seis primeiros classificados. A M-Sport Ford alcançou o 7º lugar com Pierre-Louis Loubet a distantes 4m22,6 do grande vencedor Elfyn Evans.
Entre os WRC2 o domínio completo pertenceu ao Citroen C3 Rally2 de Yohann Rossel, que desta vez bateu os Skoda Fabia RS Rally2 de Nicolay Gryazin e Oliver Solberg. Na Power Stage Neuville foi o mais rápido para compensar a falta de pontos da classificação geral, seguido por Rovanpera, Ogier, Katsuta e Lappi. Antes do Vodafone Rally de Portugal, a próxima prova do WRC 2023 que se realiza de 11 a 14 de maio, já foram realizadas quatro provas, onde Ogier conquistou dois triunfos (Monte Carlo e México), Tanak venceu na Suécia e agora Evans triunfa na Croácia, com três vitórias para a Toyota e uma para a M-Sport Ford.
A classificação do WRC não podia estar mais emotiva antes da chegada a Portugal. O comando do campeonato de pilotos é repartido por Sébastien Ogier e por Elfyn Evans, ambos com 69 pontos, com Kalle Rovanpera a ocupar a 3ª posição a apenas 1 ponto, totalizando 68. Muito perto estão também Ott Tanak com 65 pontos e Thierry Neuville com 58 pontos. Portanto um grau de emoção máxima para a prova portuguesa organizada pelo ACP: Entre os construtores a Toyota domina com 161 pontos, a Hyundai soma 132 e a M-Sport Ford 108 pontos.