Manhã muito desafiante para os pilotos que encontraram troços bastante exigentes na primeira passagem por Vieira do Minho, Cabeceira de Basto e Amarante. À partida para a segunda etapa quase todos optaram pelos pneus macios, o que deixava antever uma estratégia de ataque para este segundo dia. A exceção foi Kalle Rovanperä, que fez uma escolha singular, ao optar por três macios e um duro, mas sem grandes resultados em termos de cronómetro.
A luta pelo primeiro lugar, entre Ott Tänak e Sébastien Ogier, dominou a primeira seção de segunda etapa. Os dois pilotos andaram no limite e vencerem as três classificativas disputadas antes do reagrupamento na Exponor, em Matosinhos.
O oito vezes campeão do mundo, Sébastien Ogier, entrou ao ataque e venceu em Vieira do Minho 1 e Cabeceira de Basto 1, reduzindo a diferença para Ott Tänak para dois segundos. Amarante, uma das classificativas mais duras do rali, fechou a primeira seção e assistiu-se à confirmação do piloto da Hyundai, que venceu o troço e aumentou a vantagem sobre Ogier de dois para 11,8 segundos. “Fiz uma boa especial. Adaptei-me bem e tive uma boa sensação com carro”, referiu o líder da prova. A dinâmica ganhadora de Sébastien Ogier terminou nesta especial, com o francês a ser apenas o quinto mais rápido. “Fui muito lento. Talvez fosse do pneu duro”, explicou o piloto do Toyota GR Yaris Rally1.
A luta pelo terceiro lugar, entre Katamoto Katsuta e Kalle Rovanperä, foi outro dos pontos altos da manhã deste sábado, com os pilotos da Toyota a trocarem várias vezes de posição na geral. O finlandês começou a etapa na frente, mas o japonês forçou o andamento nos dois primeiros troços e subiu ao terceiro posto. Rovanperä atacou em Amarante 1 e recuperou a posição com uma vantagem de 0,4 s para Katamoto Katsuta. “Estava com um pneu duro e fizemos o que podiamos”, disse o finlandês.
O campeão do mundo, Thierry Neuville, não esteve brilhante durante a manhã e terminou a seção na quinta posição “o comportamento do carro foi-se alterando e tive dificuldade para manter a traseira na estrada”, explicou o piloto do Hyundai i20 N Rally1, que é quinto classificado a 46,6s do líder.
Oliver Solberg continua a liderar a categoria WRC2, apesar de não ter ganho qualquer troço esta manhã, devido à menor eficácia dos pneus duros. O piloto do Toyota GR Yaris Rally2 tem 46,6s de vantagem sobre Yohan Rossel (Citroën C3 Rally2) e 50,3s para Nikolay Gryazin (Skoda Fabia RS Rally2).
Classificação no final da 5º seção
1º Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai I20N Rally1), com 2h:20,01.8
2º Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1), a 11,8s
3º Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1), a 35,8s
4º Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1), a 36,2s
5º Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai I20N Rally1), a 46,6s
10º Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Toyota GR Yaris Rally2), a 5m.29.o (1º Rally2)