Ott Tänak foi o mais rápido na versão curta da icónica especial de Amarante (a mais longa do rali) e ampliou sua vantagem sobre Sébastien Ogier para 11,8 segundos. Esta foi a quinta vitória em classificativas neste rali e a 401ª da sua carreira no WRC.
Kalle Rovanperä aumentou sua distância em relação a Thierry Neuville em 3,4 segundos e conseguiu recuperar a terceira colocação ao superar Takamoto Katsuta, que sofreu um furo nos quilómetros finais. Os dois pilotos da Toyota ficaram separados por apenas quatro décimos de segundo.
O líder do campeonato, Elfyn Evans, continuou com dificuldades para diminuir a diferença para Sami Pajari na luta pelo sexto lugar e perdeu 2,1 segundos para o finlandês. A diferença subiu para 15,2 segundos.
Josh McErlean, da M-Sport Ford, distanciou-se de Grégoire Munster, que se queixou das alterações no acerto do Puma feitas na noite de sexta-feira. O irlandês consolidou a sua oitava posição, agora com 23,7 segundos de vantagem.
Oliver Solberg completou o troço com pneus duros e regressou a Matosinhos na 10ª posição de geral e na liderança do WRC2 com uma vantagem de 46,6 segundos sobre Gus Greensmith, que teve problemas nos intercomunicadores durante a especial. Nikolay Gryazin, que não pontua para o WRC2, está 3,7 segundos atrás do britânico. Yohan Rossel foi o mais rápido entre os líderes do WRC2 e está apenas um segundo atrás de Gryazin.
Pablo Sarrazin (32), Giovanni Trentin (59) e Jorge Martinez (75) abandonaram na 12ª classificativa.
Carro 33. EVANS/MARTIN
“Mudámos o acerto do carro e a traseira parece estar mais solta. Vamos discutir isso e ver o que vamos fazer.”
Carro 1. NEUVILLE/WYDAEGHE
“Tentei fazer o meu melhor, mas os pneus sobreaqueceram. Foi uma boa escolha do Kalle usar pneus duros.”
Carro 8. TÄNAK/JÄRVEOJA
“Foi uma boa especial. Consegui adaptar-me e tive uma boa sensação com o carro.”
Carro 17. OGIER/LANDAIS
“Fui muito lento. Talvez fosse do pneu duro”,
Carro 16. FOURMAUX/CORIA
“É uma especial linda. É um pouco como dançar com o carro, pois não havia aderência.”
Carro 69. ROVANPERÄ/HALTTUNEN
“Estava com um pneu duro e não adiantou nada. O Taka fez uma manhã muito boa e nós fizemos o que podíamos.”
Carro 18. KATSUTA/JOHNSTON
“Foi bem divertido. Tive um furo no pneu dianteiro esquerdo e perdi tempo nos últimos quilómetros.”
Carro 5. PAJARI/SALMINEN
“Acho que foi razoável, mas ainda há espaço para melhorar.”
Carro 13. MUNSTER/LOUKA
“Na assistência, vamos colocar o carro mais macio.”
Carro 22. SESKS/FRANCIS
“Ainda estamos a testar coisas diferentes. Algumas funcionam, outras não. Isso faz parte do processo.”
Carro 55. MCERLEAN/TREACY
“Para ser honesto, a sensação foi bastante má. O carro escorrega muito, só temos que nos habitua, mesmo assim está a ser divertido.”
Carro 2. SALVI/CORONADO
“Estou a aproveitar mais. Gosto desta especial. Aos poucos o carro está mais equilibrado. Estou feliz.”
Carro 20. SOLBERG/EDMONDSON
“Difícil e muito escorregadio. Ainda tenho uma vantagem confortável. Em algumas zonas temos de ir com calma porque é muito perigoso, em outras zonas, os pneus duros não têm aderência.”