Ott Tänak continuou a atacar e registrou o melhor tempo na primeira passagem pelo icónico troço de Fafe, onde milhares de espetadores estavam presentes no salto da Pedra Sentada — muitos acamparam e festejaram durante toda a noite.
O estoniano aproximou-se de Kalle Rovanperä, reduzindo a diferença para apenas 7,4 segundos. Rovanperä foi o quarto mais rápido. No entanto, o seis vezes vencedor do evento, Sébastien Ogier, realizou o segundo melhor tempo e ampliou a sua liderança em mais nove décimos de segundo, chegando a 16,3 segundos.
Takamoto Katsuta bateu num talude, mesmo assim ficou entre os oito primeiros da categoria Rally1. O japonês manteve a quinta posição, mas perdeu 2,7 segundos para Thierry Neuville, que está em quarto.
O líder do campeonato, Elfyn Evans, precisava de ultrapassar o seu companheiro de equipa, Sami Pajari, para assumir a sexta posição. Tirou mais 3,9 segundos e reduziu a diferença para apenas 3,2 segundos.
Josh McErlean, da M-Sport Ford, superou o seu companheiro de equipa, Grégoire Munster, desta vez por 1,8 segundos. Diogo Salvi acertou uma pedra e sofreu um furo no pneu dianteiro direito no Puma.
Oliver Solberg manteve uma vantagem confortável (55,2 segundos) na categoria WRC2. Yohan Rossel continuou a distanciar-se de Gus Greensmith na disputa pelo segundo lugar. A diferença aumentou para 4,4 segundos.
Carro 33. EVANS/MARTIN
“Não correu muito bem. A estrada está muito escorregadia. Errei nas trajetórias algumas vezes. Não foi uma passagem perfeita."
Carro 1. NEUVILLE/WYDAEGHE
“Vim a limpar a estrada. Não há nada que possamos fazer. Vimos isso durante todo o fim de semana. Está pior em alguns trechos e estou com dificuldades para segurar a traseira. Com essa posição de largada, não há chance. Não vamos ganhar posições, mas vamos continuar a forçar."
Carro 8. TÄNAK/JÄRVEOJA
“Saltámos e a aterragem foi um pouco dura. Tem sido difícil. Não sei o que podemos fazer."
Carro 17. OGIER/LANDAIS
“I tried."
Carro 16. FOURMAUX/CORIA
“É uma especial muito bonita, com a atmosfera e o salto no final. Não há muito mais que possamos fazer. Para nós, já acabou."
Carro 69. ROVANPERÄ/HALTTUNEN
“Simplesmente não tenho aderência para fazer mais."
Carro 18. KATSUTA/JOHNSTON
“Está bastante escorregadio. Vamos ver."
Carro 5. PAJARI/SALMINEN
“Tento manter um ritmo constante. Elfyn está a forçar, tentando conquistar alguns pontos no domingo. Talvez não faça sentido eu forçar mais.”
Carro 13. MUNSTER/LOUKA
“É um troço muito bom, mas nem sempre é fácil. Por vezes entramos com muita velocidade nas curvas e acaba mal.”
Carro 22. SESKS/FRANCIS
“Estava muito escorregadio. Tivemos que ser realmente cautelosos.”
Carro 55. MCERLEAN/TREACY
“É especial descer aquela colina sabendo que nos estamos a aproximar daquele salto. É um lugar especial.”
Carro 2. SALVI/CORONADO
“Acho que fiz as piores curvas do mundo. Passei por cima de todas as pedras. Nove dias de rali é demais em certo ponto.”
Carro 20. SOLBERG/EDMONDSON
“Estou a rodar com calma. O piso está escorregadio e tento fazer uma condução limpa.”