CFILogin.resx
Imagem-WhatsApp-2023-05-13-as-08

Rovanperä alarga vantagem na primeira especial do dia

13 maio 2023

Com os problemas de alternador já ultrapassados, após o dececionante abandono na manhã de sexta-feira, Takamoto Katsuta, da Toyota, foi incumbido de "varrer a estrada" à frente dos 77 carros para o início deste segundo dia de competição, com 148,68 quilómetros de extensão total. A ação começou com uma primeira passagem por Vieira do Minho (26,61 km), a leste do Porto - uma PE que foi utilizada pela primeira vez neste evento há 31 anos.

O sol baixo deste início de manhã dificultou a visibilidade em alguns locais para as primeiras equipas a passar e Katsuta registou o tempo de 17m22.2s numa superfície arenosa e por vezes escorregadia. Thierry Neuville estava empenhado, apesar de não estar confiante com a aderência e o comportamento errante da traseira do seu Hyundai, e foi 3,3 segundos mais rápido do que Ott Tänak, reforçando a sua posição de terceiro, deixando Pierre-Louis Loubet ficar para trás. Mas Esapekka Lappi tinha outras ideias e o finlandês foi mais rápido e “roubou” o terceiro lugar da geral ao belga.

Um Kalle Rovanperä “voador” utilizou a posição favorável à partida para a especial para estabelecer o tempo mais rápido e aumentar a sua vantagem sobre Dani Sordo para 24,1 segundos. Rovanperä abriu o “livro” e bateu o segundo classificado na especial, Lappi, por 12,8 segundos.

Oliver Solberg sobreviveu a um pião, mas a perda de tempo permitiu a Gus Greensmith aproximar-se e ficar a 40,8 segundos da liderança do WRC2. Yohan Rossel foi 21 segundos mais lento que o britânico e ficou mais de meio minuto atrás na luta pelo terceiro lugar.

Intervalo de 4 minutos nas saídas das equipas de Rally1.

 

Car 11.   NEUVILLE/WYDAEGHE

“Não foi grande coisa, para ser honesto. Não confio na tração nem na traseira do carro. Estou várias vezes completamente atravessado, a perder tempo e tração. É um piso diferente do de ontem. Vamos continuar”.

 

Car 69.    ROVANPERÄ/HALTTUNEN

“Eu hoje acordei e pensei que devíamos conduzir um pouco à rali. E foi isso que fizemos…”.

 

Car 8.     TÄNAK/JÄRVEOJA

“Está escorregadio e difícil de conduzir. O equilíbrio é muito complicado e o piso hoje é muito diferente. Estamos com algumas dificuldades de momento. Vamos ver o que conseguimos aprender hoje”.

 

Car 33.    EVANS/MARTIN

Não recomeçou depois dos danos substanciais que o Yaris sofreu no acidente de sexta-feira à tarde.

 

Car 6.      SORDO/CARRERA

"Não conduzi muito bem aqui. O piso é muito escorregadio. Não consegui estar concentrado".

 

Car 4.      LAPPI/FERM

“Senti-me terrível. Disse ao Janne que não tínhamos tração. Antes assim, pensei que ia perder 20 segundos”.

 

Car 18.     KATSUTA/JOHNSTON

"Ontem não conduzi muito, por isso é bom estar de volta ao carro. Obrigado à equipa. Tudo parece parece estar bem agora. Estava muito escorregadio e com muita areia".

 

Car 7.      LOUBET/LANDAIS

“Não toquei em nada” (sobre os danos na asa traseira).

 

Car 20.    GREENSMITH/ANDERSSON

“A PE correu mal. Não consegui encontrar a tração e o equilíbrio dinâmico. Tentei manter tudo “limpo” e inteiro”.

 

Car 21.      SOLBERG/EDMONDSON

Sobreviveu a um pequeno pião na especial. “Fiz um pião e perdi cerca de 10 segundos. O piso estava um pouco solto fora das trajetórias. Está tudo bem”.

 

Car 24.     MIKKELSEN/ERIKSEN

"Hoje só temos de subir o mais possível na tabela classificativa. Temos de esquecer o dia de ontem e voltar a concentrarmo-nos e ver o que conseguimos fazer."  

 

Car 26.   ROSSEL/DUNAND

“Não sei se temos um problema. O carro está muito estranho”.

Official WRC Sponsors
Patrocínios
scroll up