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Hyundai testa em França e na Finlândia

06 setembro 2013

A cinco meses da estreia no Campeonato do Mundo, no Rally de Monte-Carlo, a Hyundai Motorsport deu continuidade ao intenso programa de testes com o i20 WRC de 2014, debutando o carro no asfalto, em França, e rodando também nos rápidos troços de terra da Finlândia.
Os pilotos Bryan Bouffier e Juho Hänninen foram os homens de serviço ao longo dos dez dias de trabalho, com ambos a partilharem tarefas no asfalto antes do especialista Hänninen ter assumido o controlo em casa.
“Completámos boa quilometragem sem grandes problemas e recolhemos importantes dados do Bryan e do Juho, o que vai permitir concentrarmo-nos na afinação de componentes individuais. De forma geral, foi uma estreia positiva no asfalto,” explicou o Director de Equipa Michel Nandan.
Bouffier disse que as estradas da região de Vosges lhe deram uma boa ideia das características do i20 WRC no asfalto. “Estou muito contenten com o comportamento do carro nas secções rápidas, mas no geral vejo que o carro está muito equilibrado e é fácil de pilotar,” disse.
No ensaio na Finlândia o carro contou já com desenvolvimentos face à sessão de trabalho gaulesa. “Introduzimos algumas alterações à forma da carroçaria e trabalhámos na aerodinâmica durante o teste,” explicou Nandan.
“O carro contou com novo pacote aerodinâmico e concentrámos o nosso esforço na busca de bom equilíbrio. Queríamos verificar que todos os aspectos do carro funcionavam bem a alta velocidade, bem como nos saltos, que são muito exigentes. O carro pode atingir uma aceleração extrema nesses saltos, pelo que é essencial estudar o comportamento do carro e de todos os componentes quando aterra. Também testámos diferentes soluções de suspensão e diferencial para desenvolvermos o melhor acerto para o rali do próximo ano.”
 
Hänninen disse estar “positivamente surpreendido” com o comportamento do i20 WRC após o primeiro contacto. “Quando se vai à Finlândia pela primeira vez nunca se sabe o que esperar; por vezes pode ser muito duro e pode ser necessário muito trabalho na suspensão. Contudo, neste caso foi mesmo fácil desde o primeiro dia e conseguimos trabalhar fazendo apenas pequenos ajustes. O carro reagiu muito bem a todas as alterações que fizemos ao longo dos cinco dias. Senti que podia confiar no carro desde o primeiro momento e as sensações foram ficando mais fortes a cada dia que passou.”
A cinco meses da estreia no Campeonato do Mundo, no Rally de Monte-Carlo, a Hyundai Motorsport deu continuidade ao intenso programa de testes com o i20 WRC de 2014, debutando o carro no asfalto, em França, e rodando também nos rápidos troços de terra da Finlândia.

Os pilotos Bryan Bouffier e Juho Hänninen foram os homens de serviço ao longo dos dez dias de trabalho, com ambos a partilharem tarefas no asfalto antes do especialista Hänninen ter assumido o controlo em casa.

“Completámos boa quilometragem sem grandes problemas e recolhemos importantes dados do Bryan e do Juho, o que vai permitir concentrarmo-nos na afinação de componentes individuais. De forma geral, foi uma estreia positiva no asfalto,” explicou o Director de Equipa Michel Nandan.

Bouffier disse que as estradas da região de Vosges lhe deram uma boa ideia das características do i20 WRC no asfalto. “Estou muito contenten com o comportamento do carro nas secções rápidas, mas no geral vejo que o carro está muito equilibrado e é fácil de pilotar,” disse.

No ensaio na Finlândia o carro contou já com desenvolvimentos face à sessão de trabalho gaulesa. “Introduzimos algumas alterações à forma da carroçaria e trabalhámos na aerodinâmica durante o teste,” explicou Nandan.

“O carro contou com novo pacote aerodinâmico e concentrámos o nosso esforço na busca de bom equilíbrio. Queríamos verificar que todos os aspectos do carro funcionavam bem a alta velocidade, bem como nos saltos, que são muito exigentes. O carro pode atingir uma aceleração extrema nesses saltos, pelo que é essencial estudar o comportamento do carro e de todos os componentes quando aterra. Também testámos diferentes soluções de suspensão e diferencial para desenvolvermos o melhor acerto para o rali do próximo ano.” 

Hänninen disse estar “positivamente surpreendido” com o comportamento do i20 WRC após o primeiro contacto. “Quando se vai à Finlândia pela primeira vez nunca se sabe o que esperar; por vezes pode ser muito duro e pode ser necessário muito trabalho na suspensão. Contudo, neste caso foi mesmo fácil desde o primeiro dia e conseguimos trabalhar fazendo apenas pequenos ajustes. O carro reagiu muito bem a todas as alterações que fizemos ao longo dos cinco dias. Senti que podia confiar no carro desde o primeiro momento e as sensações foram ficando mais fortes a cada dia que passou.”

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