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Apresentação do 82º Rallye Automobile Monte-Carlo

11 janeiro 2014

A primeira ronda do Campeonato do Mundo de Ralis de 2014, o Rallye Automobile Monte-Carlo, este ano disputa-se ao longo de três dias, de quinta-feira a sábado, com um formato estranho. Começa com o Ceremonial Start em Monte-Carlo, na noite de segunda-feira, antes do evento rumar a Gap, nos Altos Alpes, região que não recebia a prova há dez anos e onde a competição arranca mais perto do final da semana! E é muita a emoção em Gap, não fosse a terra natal do Campeão do Mundo Sébastien Ogier.

A prova, que é uma das apenas duas deste ano autorizadas a terminar num sábado, contará com 72 inscritos, menos um que em 2013, e com todas as especiais a serem familiares, excepção feita às 13ª e 15ª classificativas que se disputam na última etapa.

Em termos de pilotos permanentes do Campeonato do Mundo, são 11 os que vão marcar presença (em representação das quatro formações oficiais de construtores e três em equipas de um só piloto), sete fazem parte do WRC2 e um do WRC3. No WRC2 apenas um RRC (o Fiesta de Maurin) vai fazer frente à armada de cinco Fiesta R5 e ao Mitsubishi R 4 de Massimiliano Rendina. O cabeça de lista dos R5 é o Fiesta de Yuri Protasov, para quem Evgeniy Novikov está a fazer as notas de gelo. O único inscrito na categoria WRC3 é Quentin Gilbert, segundo no Citroën Top Driver de 2013.

A lista de inscritos divulgada mostra que o novo sistema de classes de carros da FIA produziu um equilíbrio interessante – com 14 carros WRC (RC1), 17 RC2 (com grande mistura – quatro carros R5, um RRC, nove nos antigos N4 ou R4 e três S2000), 12 carros RC3 (DS3, Clios e Fiat 500 Turbo), 18 RC4 (principalmente Twingos, C2 e 208) e oito RC5. O evento assistir à estreia de um carro R-GT no WRC, o Porsche 996 RS GT3 de Marc Duez. Também significativo é o quase completo desaparecimento dos carros homologados no antigo Grupo N de duas rodas motrizes, com apenas três Suzuki Swift. Dois Fiesta WRC terão as participações especiais de Bryan Bouffier e François Delecour, enquanto o privado eslovaco Jaroslav Melicharek se estreia aos comandos de um carros WRC com o Fiesta alugado a Prokop.

A prova apresenta as suas normais particularidades, como um conjunto especiais de pneus, incluindo pneus com pregos, algo que não pode ser usado em mais nenhum evento do calendário. Tal como no ano passado, este é o único rali do WRC em que os procedimentos de Rally2 (antigo SuperRally) não são permitidos e como é usual em eventos de asfalto, equipas de notas de gelo podem inspeccionar o percurso e aconselhar os pilotos sobre as condições do piso.

A primeira ronda do Campeonato do Mundo de Ralis de 2014, o Rallye Automobile Monte-Carlo, este ano disputa-se ao longo de três dias, de quinta-feira a sábado, com um formato estranho. Começa com o Ceremonial Star em Monte-Carlo, na noite de segunda-feira, antes do evento rumar a Gap, nos Altos Alpes, região que não recebia a prova há dez anos e onde a competição arranca mais perto do final da semana! E é muita a emoção em Gap, não fosse a terra natal do Campeão do Mundo Sébastien Ogier.
A prova, que é uma das apenas duas deste ano autorizadas a terminar num sábado, contará com 72 inscritos, menos um que em 2013, e com todas as especiais a serem familiares, excepção feita às 13ª e 15ª classificativas que se disputam na última etapa.
Em termos de pilotos permanentes do Campeonato do Mundo, são 11 os que vão marcar presença (em representação das quatro formações oficiais de construtores e três em equipas de um só piloto), sete fazem parte do WRC2 e um do WRC3. No WRC2 apenas um RRC (o Fiesta de Maurin) vai fazer frente à armada de cinco Fiesta R5 e ao Mitsubishi R 4 de Massimiliano Rendina. O cabeça de lista dos R5 é o Fiesta de Yuri Protasov, para quem Evgeniy Novikov está a fazer as notas de gelo. O único inscrito na categoria WRC3 é Quentin Gilbert, segundo no Citroën Top Driver de 2013.
A lista de inscritos divulgada mostra que o novo sistema de classes de carros da FIA produziu um equilíbrio interessante – com 14 carros WRC (RC1), 17 RC2 (com grande mistura – quatro carros R5, um RRC, nove nos antigos N4 ou R4 e três S2000), 12 carros RC3 (DS3, Clios e Fiat 500 Turbo), 18 RC4 (principalmente Twingos, C2 e 208) e oito RC5. O evento assistir à estreia de um carro R-GT no WRC, o Porsche 996 RS GT3 de Marc Duez. Também significativo é o quase completo desaparecimento dos carros homologados no antigo Grupo N de duas rodas motrizes, com apenas três Suzuki Swift. Dois Fiesta WRC terão as participações especiais de Bryan Bouffier e François Delecour, enquanto o privado eslovaco Jaroslav Melicharek se estreia aos comandos de um carros WRC com o Fiesta alugado a Prokop.
A prova apresenta as suas normais particularidades, como um conjunto especiais de pneus, incluindo pneus com pregos, algo que não pode ser usado em mais nenhum evento do calendário. Tal como no ano passado, este é o único rali do WRC em que os procedimentos de Rally2 (antigo SuperRally) não são permitidos e como é usual em eventos de asfalto, equipas de notas de gelo podem inspeccionar o percurso e aconselhar os pilotos sobre as condições do piso.
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