CFILogin.resx

47 anos de vencedores do Vodafone Rally de Portugal

02 abril 2014

 

Com a sua primeira edição a remontar a 1967, na altura como Rally Tap, o Vodafone Rally de Portugal conta com longa e prestigiada lista de vencedores, seja em termos de pilotos, seja em termos de marcas e de carros. Este ano não vamos assistir à queda de recordes, se bem que um deles poderá ser igualado, mas não deixa de ser interessante fazer uma viagem pelo Quadro de Honra do Vodafone Rally de Portugal.
Marku Alen é o líder isolado da tabela de vitórias por pilotos graças aos cinco triunfos conquistados em 1975, 77, 78, 81 e 87. E a verdade é que assim permanecerá durante pelo menos mais um ano, isto porque dos actuais pilotos do WRC Sébastien Ogier é o que está mais próximo. Com três triunfos (2010, 2011 e 2012) o gaulês terá, ainda assim, de levar de vencida o Rally deste ano e triunfar no seguinte para ficar em pé de igualdade com aquele que há 27 anos é o “mestre” da prova portuguesa.
Já no que toca aos países com maior número de triunfos, as 14 vitórias por parte de pilotos finlandeses fazem jus ao epíteto de “voadores” normalmente associado os pilotos oriundos desta nação. Aqui, e tal como acontece no histórico de pilotos vencedores, o duelo é feito entre Finlândia e França. A desvantagem gaulesa é de quatro vitórias e, atendendo aos recentes resultados de Jari-Matti Latvala esta época, até se pode mesmo assistir a um dilatar da vantagem nórdica.
E enquanto na tabela de segundos classificados não haverá de forma alguma alterações, o mesmo não se pode dizer em relação aos terceiros lugares. Dani Sordo, tal como Bjorn Waldegaard e Ove Andersson, já subiu ao mais baixo do pódio por três vezes e, atendendo ao resultado do colega de equipa na Hyundai Motorsport, Thierry Neuville, no México, pode mesmo tornar-se no líder desta “classificação”.
Já no que toca às marcas, o Vodafone Rally de Portugal de 2014 pode muito bem acabar com o domínio isolado da Lancia… Pelo menos em termos matemáticos. O construtor italiano lidera com oito vitórias no total e se a Citroën encontrar os argumentos necessários pode igualar a marca, algo que falhou nos últimos dois anos.
Em contrapartida, o recorde de triunfos por carros promete continuar intocável durante os próximos anos. Com o Lancia Delta Integrale e o Fiat 131 Abarth a partilharem a liderança com quatro triunfos cada, qualquer um dos actuais carros do Mundial tem de se manter no activo e durante pelo menos mais dois anos e, é claro, garantir a vitória nesta edição e nas duas seguintes para poder partilhar a primeira posição desta tabela.

Com a sua primeira edição a remontar a 1967, na altura como Rally Tap, o Vodafone Rally de Portugal conta com longa e prestigiada lista de vencedores, seja em termos de pilotos, seja em termos de marcas e de carros. Este ano não vamos assistir à queda de recordes, se bem que um deles poderá ser igualado, mas não deixa de ser interessante fazer uma viagem pelo Quadro de Honra do Vodafone Rally de Portugal.

Marku Alen é o líder isolado da tabela de vitórias por pilotos graças aos cinco triunfos conquistados em 1975, 77, 78, 81 e 87. E a verdade é que assim permanecerá durante pelo menos mais um ano, isto porque dos actuais pilotos do WRC Sébastien Ogier é o que está mais próximo. Com três triunfos (2010, 2011 e 2012) o gaulês terá, ainda assim, de levar de vencida o Rally deste ano e triunfar no seguinte para ficar em pé de igualdade com aquele que há 27 anos é o “mestre” da prova portuguesa.

Já no que toca aos países com maior número de triunfos, as 14 vitórias por parte de pilotos finlandeses fazem jus ao epíteto de “voadores” normalmente associado os pilotos oriundos desta nação. Aqui, e tal como acontece no histórico de pilotos vencedores, o duelo é feito entre Finlândia e França. A desvantagem gaulesa é de quatro vitórias e, atendendo aos recentes resultados de Jari-Matti Latvala esta época, até se pode mesmo assistir a um dilatar da vantagem nórdica.

E enquanto na tabela de segundos classificados não haverá de forma alguma alterações, o mesmo não se pode dizer em relação aos terceiros lugares. Dani Sordo, tal como Bjorn Waldegaard e Ove Andersson, já subiu ao mais baixo do pódio por três vezes e, atendendo ao resultado do colega de equipa na Hyundai Motorsport, Thierry Neuville, no México, pode mesmo tornar-se no líder desta “classificação”.

Já no que toca às marcas, o Vodafone Rally de Portugal de 2014 pode muito bem acabar com o domínio isolado da Lancia… Pelo menos em termos matemáticos. O construtor italiano lidera com oito vitórias no total e se a Citroën encontrar os argumentos necessários pode igualar a marca, algo que falhou nos últimos dois anos.

Em contrapartida, o recorde de triunfos por carros promete continuar intocável durante os próximos anos. Com o Lancia Delta Integrale e o Fiat 131 Abarth a partilharem a liderança com quatro triunfos cada, qualquer um dos actuais carros do Mundial tem de se manter no activo e durante pelo menos mais dois anos e, é claro, garantir a vitória nesta edição e nas duas seguintes para poder partilhar a primeira posição desta tabela.

scroll up