Lousada combina a frescura da modernidade com a grandeza do passado histórico. Dos vestígios arqueológicos à Rota do Românico; da exuberância do folclore ao fino recorte do artesanato; das solenidades de fervor religioso à alegria ilimitada das romarias: há um percurso de vida que a todos prende e fascina.
A 30 minutos do aeroporto do Porto, por entre campos férteis e laboriosamente cultivados, enlaçados por vinhas de enforcado, surge Lousada, o concelho mais jovem de Portugal continental.
Por entre rios e vales, outeiros e várzeas, moinhos de rodízio e vinhas de enforcado, o concelho de Lousada estende-se em lençol de paisagem protegida, envolvendo a frescura da natureza, a exuberância das tradições, a grandeza da História e a modernidade dos equipamentos culturais e desportivos.
Bem-vindos a Lousada: sempre verde, sempre jovem, onde do passado se faz futuro, num itinerário de vida que a todos fascina.
O Concelho de Lousada é dotado de uma assinalável diversidade a nível de recursos naturais, do património arquitetónico, da cultura e das tradições. Já em séculos anteriores, Lousada demonstrou ser uma região de grande riqueza, e a prova disso são as grandes casas e quintas senhoriais que remontam aos séculos XVII e XVIII, a época áurea da aristocracia rural. Mas Lousada é também um concelho rico em monumentos.
O que comer?
Sendo um concelho agrícola, a gastronomia de Lousada baseia-se no melhor que a terra proporciona: hortícolas frescas e animais criados de forma tradicional. Um prato importante a destacar é sem dúvida o cabrito assado feito nos tradicionais alguidares de barro — prática esta também adotada em concelhos vizinhos.
O bazulaque é outra comida bastante famosa da região: confecionado com miúdos e bucho de carneiro, galinha, presunto e salpicão, não escapa a um bom refogado para que fique bem tenro e apurado.
Lousada também tem uma produção considerável de fumeiro, queijo e vinho verde, a que se dedicam muitas das casa agrícolas, algumas ainda instaladas em solares.
Beijinhos de amor
O cabrito assado
Pão de ló tradicional
Cozido à Portuguesa
O que fazer?
- Caminhadas ao ar puro
Os Percursos Pedestres, nomeadamente dentro daRota do Românico, são uma oportunidade para casar as embelezadas paisagens naturais com as marcas históricas que dificilmente se apagam. Aqui, não só encontrará longos caminhos rurais, como estradas em cubos de granito e betume.
Ponto de partida e chegada:
Parque Urbano
Freguesias:
Silvares, Pias, Aveleda, Macieira, Cernadelo, Torno, Vilar do Torno e Alentém, Caide de Rei
Acessos:
Em Lousada, seguir até ao Parque Urbano - o percurso inicia-se no lado Nascente do Parque, junto à Adega Cooperativa.
Percurso Circular:
Marcado unicamente no sentido horário
Extensão aproximada:
20.130km
Duração média:
7 horas
Grau de dificuldade:
Médio
- Jardins com história
Lousada é o segundo município do país com maior número de casas senhoriais e solares que encerram um grande potencial turístico-cultural. Mais de duas dezenas de casas senhoriais e solares em Lousada rodeiam-se de bosques, matas e jardins históricos exuberantes, compostos por uma grande diversidade de flora, arquitetura e um legado histórico incalculável, destes autênticos museus botânicos ao ar livre.
Um dia em Lousada
Itinerários possíveis
Sugestão de itinerário 1 I 108 km
Tempo do percurso I 1h24, só o tempo de condução
Uma visita pelo valor patrimonial de algumas freguesias e lugares históricos de Lousada. No entanto, além da paisagem e da história, há neste itinerário um destaque à gastronomia que não merece ser ignorada.
Sugestão de itinerário 2 I 26 km
Tempo do percurso I 40 minutos, só o tempo de condução
Também neste itinerário encontrará várias passagens pelas famosas freguesias de Lousada, cujo património e paisagens são dignas de visita. No entanto, deixe-se deliciar por uma boa e tradicional refeição num restaurante da região.
Sugestão de itinerário 3 I 26 km
Tempo do percursoI 38 minutos, só o tempo de condução
Apreciar o património, que faz parte da famosa Rota do Romântico; a paisagem é um fator a não perder, mas se não ficar ainda convencido, este itinerário passa por algumas localidades onde a gastronomia o conquistará.