As condições eram mais luminosas no início desta especial de Montim, onde Grégoire Munster se queixou das tarefas de limpeza do troço. Elfyn Evans sobreviveu a um pião lento num gancho e Thierry Neuville também fez um pião e depois parou num gancho, tendo o seu i20 sofrido danos ligeiros na frente e ficado com um pneu fora da jante. Takamoto Katsuta também fez um pião num gancho, com a frente do carro a embater na berma.
Mas um inspirado Ott Tänak continuou a esforçar-se e terminou a etapa a meio segundo do vencedor Sébastien Ogier.
No entanto, o drama estava prestes a desenrolar-se logo a seguir: Kalle Rovanperä saiu do troço numa curva rápida, embateu na berma e o impacto atirou o Toyota para as árvores, onde aterrou de lado.
Minutos mais tarde, Solberg, obviamente distraído com o que tinha visto, cortou a berma do lado esquerdo da pista e o carro deu uma série de violentas cambalhotas. O Škoda acabou por cair sobre as rodas, virado para o lado errado do troço, mas o acidente deitou por terra as aspirações do sueco no WRC2 e deu uma pequena vantagem a Rossel. O acidente de Rovanperä também levou Ogier, cinco vezes vencedor do evento, à liderança absoluta do rali pela primeira vez.
Pierre-Louis Loubet, Marco Bulacia e Teemu Suninen não conseguiram recomeçar no WRC2 após os seus acidentes na sexta-feira.
Car 11. NEUVILLE/WYDAEGHE
Parou com um pião lento numa curva apertada à esquerda e depois bateu na frente e ficou com um pneu fora da jante. "Eu apenas avaliei mal a aderência na travagem e saí um pouco mais largo e parei e depois cometi outro erro num gancho. Dois erros numa só etapa. Não foi bom."
Car 33. EVANS/MARTIN
Meio pião para Evans no início da etapa. "Apenas um cruzamento lenta e fomos puxados pela linha interior e isso levou o carro para dentro a baixa velocidade. Não houve danos. Fiquei surpreendido com o facto de estar tão solto e escorregadio."
Car 16. FOURMAUX/CORIA
"Foi agradável. Hoje o piso está muito solto. Está mesmo escorregadio. Fiz algumas alterações no carro
antes desta especial, porque não estava satisfeito com a primeira - altura do carro, amortecedores. Tudo o que podia fazer por agora".
Car 8. TÄNAK/JÄRVEOJA
"Estou a dar o meu melhor. Está a ser muito difícil. É muito trabalhoso. Tenho a certeza que não é a forma mais rápida, mas é o melhor que posso fazer".
Car 69. ROVANPERÄ/HALTTUNEN
"O Toyota saiu do troço numa curva rápida e foi lançado de lado para as árvores que ladeavam a a estrada”.
Car 18. KATSUTA/JOHNSTON
Meio pião num gancho, com a frente do carro a bater na berma. "Pião e outro sítio onde deixei o carro ir abaixo uma vez. Não foi muito limpo e foi bastante frustrante. Um pouco mais escorregadio do que o primeiro."
Car 17. OGIER/LANDAIS
"Na primeira especial, perdemos muito tempo. O Kalle estava muito mais bem acordado do que nós esta manhã. Todos os tempos são muito próximos. É uma etapa complicada com muitas zonas de travagem escorregadias."
Car 13. MUNSTER/LOUKA
"Varrer, varrer, varrer o piso. Nunca experimentei tanto isto antes."
Car 6. SORDO/CARRERA
"Estava a conduzir muito mal no final. A travar, a acelerar, a travar, a acelerar, como um verdadeiro idiota."
Car 20. SOLBERG/EDMONDSO
Bateu com a traseira do carro na berma da estrada pouco depois do acidente de Rovanperä, rodou e capotou. O carro ficou com as rodas viradas para a direção errada na especial, com danos graves na suspensão.
Car 21. ROSSEL/DANAND
"É uma loucura, a 100 metros temos dois tipos que iam a liderar... é uma loucura. É uma etapa curta, muito rápida e a aderência é muito baixa. Muito estreita".
Car 22. GREENSMITH/ANDERSSON
"Para ser sincero, assim que vi o Oliver fora do troço, tive dificuldade em encontrar um ritmo. Abrandei o ritmo e fui mais cauteloso. Agora é uma batalha a dois".
Car 23. LÓPEZ/VÁSQUEZ
"É como um campo de batalha. Vê-se um carro a sair de estrada e depois vê-se outro a sair... Vêem-se linhas que não estão no troço".