CFILogin.resx
Rovanpera

Rali da Letónia deixa WRC ao rubro

21 julho 2024

Kalle Rovanperä e a Toyota Gazoo Racing dominaram a oitava ronda do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), o Tet Rali da Letónia, onde o campeão do Mundo conseguiu o terceiro triunfo em cinco provas esta época. Sébastien Ogier (Toyota) e Ott Tänak (Hyundai) também subiram ao pódio e ganharam pontos ao líder do campeonato, Thierry Neuville (Hyundai).

Os rápidos troços de terra do Rali da Letónia serviram como uma ‘luva’ a Kalle Rovanperä, que não deu qualquer hipótese à concorrência e garantiu a segunda vitória consecutiva e a terceira em termos absolutos numa época a ‘part-time’. O finlandês da Toyota, navegado por Jonne Halttunen, esteve na liderança durante as 20 classificativas do rali, terminando com 39,2s de vantagem sobre Sébastien Ogier e Vincent Landais, que regressaram à competição depois do aparatoso acidente nos reconhecimentos do Rali da Polónia.

Ott Tänak e Martin Jarveoja conseguiram salvar a 'face' da Hyundai Shell Mobis, com um terceiro lugar que deixa a dupla estónia ainda mais próxima de Thierry Neuville e Martijn Wydaeghe no campeonato, depois dos belgas não terem ido além de um oitavo lugar na Letónia. Apenas oito pontos separam agora Neuville e Tänak no Mundial, com Elfyn Evans (quinto na Letónia) a 13 pontos do belga e o próprio Ogier, que só fez cinco das oito provas até ao momento, a 28 pontos do líder!

Sesks brilha

Na Letónia, outro dos grandes destaques foi o jovem piloto local Martins Sesks (24 anos), que ganhou dois troços com um Ford Puma Rally1 sem o sistema híbrido, e só falhou o pódio final devido a um problema de transmissão na Power Stage! Um nome a seguir com muita atenção no futuro…

No WRC2, Oliver Solberg (Skoda) regressou às vitórias e tem agora três pontos de vantagem no Mundial sobre Sami Pajari (Toyota), embora o jovem finlandês esteja a preparar a estreia oficial com um Rally1, já na próxima prova do WRC, o Rali da Finlândia, de 1 a 4 de agosto. Na Letónia, o jovem Joosep Ralf Nõgene (Renault) venceu a prova do WRC3 e o veterano Armin Kremer (Skoda) triunfou entre os Masters.

scroll up