CFILogin.resx
Rally-de-Portugal-imagem-detalhe-suecia

Elfyn Evans vence emocionante Rally da Suécia

17 fevereiro 2025

Elfyn Evans, vencedor da edição 2021 do Rally de Portugal, conquistou no Rally da Suécia o 10º triunfo da sua carreira, depois de um emocionante duelo com o colega de equipa da Toyota GAZOO Racing, Takamoto Katsuta. Com este sucesso o galês assumiu a liderança do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA.

Após quatro dias de intensa competição nas geladas classificativas de Umeå, foi por escassos 3,8 segundos que Evans levou de vencida um fantástico duelo com o japonês Katsuta. O galês partiu para o derradeiro dia do Rally da Suécia com uma margem mínima de 3,0 segundos e até chegou a perder a liderança quando Katsuta arrancou em força, vencendo a primeira passagem por Västervik, com 7,5 segundos de vantagem. No entanto, Evans e o seu co-piloto, Scott Martin, reagiram rapidamente.

Recuperaram a liderança na segunda passagem pela classificativa de Västervik, restabelecendo uma vantagem de 3,7 segundos, antes de consolidarem a liderança com uma prestação dominante na Power Stage final – garantindo a vitória, enquanto Katsuta segurou o segundo lugar face ao Hyundai de Thierry Neuville, que terminou a 11,9 segundos do topo, em terceiro.

Com este resultado e depois do segundo lugar no Rali de Monte Carlo, Evans ascendeu à liderança do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA, somando uma vantagem de 28 pontos após duas das 14 rondas.

"Foi um fim de semana muito bom, mas tornei a minha vida bastante difícil na primeira classificativa de domingo", sublinhou Evans. "Pelo menos ajudou-me a concentrar. Tivemos uma boa prestação nas últimas especiais e, obviamente, estamos muito felizes com esta vitória. Em termos de campeonato, foi um ótimo começo. Claro que ainda é muito cedo, mas acho que não se pode pedir muito mais do que isto."

Neuville, o campeão em título, teve de se esforçar para assegurar o último lugar do pódio, resistindo à recuperação do colega de equipa Ott Tänak, por apenas 4,9 segundos. Tänak, que enfrentou um problema no motor do Hyundai i20 N Rally1, no sábado, regressou em boa forma no Super Sunday, sendo apenas superado por Evans e Katsuta no ritmo do último dia.

O bicampeão do WRC, Kalle Rovanperä, teve um fim de semana frustrante, sem conseguir encontrar o seu ritmo habitual. A estrela da Toyota venceu apenas uma das 18 especiais do rali e acabou por ficar 16,0 segundos atrás de Tänak, terminando na quinta posição.

Martinš Sesks fez um regresso sólido ao WRC, garantindo o sexto lugar como melhor piloto da M-Sport Ford. O letão terminou o rali 17,6 segundos à frente do Toyota de Sami Pajari, enquanto Josh McErlean – que chegou a ser oitavo – caiu na classificação depois de ficar preso num banco de neve, na primeira especial do dia, com o seu Puma Rally1.

Grégoire Munster herdou a oitava posição do colega de equipa McErlean, enquanto os líderes do WRC2, Oliver Solberg e Roope Korhonen, completaram o top 10.

O Campeonato do Mundo de Ralis da FIA segue agora para África, para o lendário Rally Safari, no Quénia, terceira ronda da temporada, de 20 a 23 de março.

scroll up