CFILogin.resx

Sever do Vouga

Sever do Vouga é um território onde a natureza existe, convive e exprime-se das mais diversas formas. Situado a meia hora de Aveiro, é a casa por onde passam alguns dos rios que dão vida ao Centro do país, como o Lordelo, o Gresso e o Vouga, e também das montanhas que definem, de forma grandiosa, as fronteiras deste território – as serras de Freita, Arada e Arestal são, aliás, algumas das paragens da grande Rota das Montanhas Mágicas, que compõe um trilho para ser descoberto a pé ou de bicicleta, pelos municípios de São Pedro do Sul, Castro Daire, Arouca, Sever do Vouga e muitos outros.

O verde e o azul são, portanto, cores predominantes, por onde a história de Sever de Vouga ganha forma. Desde cedo que a marca do Homem se avista por estes cantos. No Museu Municipal de Sever do Vouga, é possível encontrar artefactos que remontam ao período Paleolítico Superior, muitos deles desenterrados em Coute de Esteves.

Hoje, além da generosidade da mãe natureza, que presenteou esta vila portuguesa com infinitas paisagens de rara beleza, as tradições teimam em dar-se a conhecer. A cestaria, a tecelagem, a cantaria e a tamancaria são elementos da identidade severense, celebrados anualmente nas feiras, romarias e festas que decorrem todo o ano.

Sever do Vouga

Sever do Vouga

O que comer?

A comida em Sever do Vouga é o resultado do seu património natural. À mesa, serve-se com frequência o arroz de lampreia, ou a lampreia à Bordalesa, a vitela e o cabrito assados. E como se confeciona a comida? De forma a manter as tradições do antigamente vivas: com fornos a lenha. Há ainda peixinhos do rio em escabeche e, para terminar, bateiras e barquinhas do Vouga com queijadinhas de mirtilo de lado.

Autointitulada como a “Capital do Mirtilo”, a Feira Nacional do Mirtilo, que acontece todos os anos em junho, junta centenas de pessoas para conhecer um dos produtos de eleição. Das tradicionais compotas às novidades da sopa e do rissol de mirtilo, várias são as propostas feitas à mão pelos produtores da região.

As nossas recomendações:

Sever do Vouga, capital do mirtilo

Sever do Vouga, capital do mirtilo

O que fazer?

Despeça-se da rotina da grande cidade, porque em Sever do Vouga, a prioridade é desligar, respirar bem fundo e aproveitar o rico património natural da região. O ponto de partida para grandes aventura e momentos de relaxamento é aqui. Conheça as nossas sugestões:

- Uma tarde de toalha estendida: Perto de Paradela, a praia fluvial da Quinta do Barco está protegida por uma muralha de vegetação frondejante, um refúgio ideal para quem procura descanso em família.

- À descoberta do antigo: O dólmen mais emblemático de Sever do Vouga chama-se a Pedra da Moura ou Anda da Cerqueira e data de há cerca de cinco mil anos. Este é um exemplo das várias marcas dos tempos passados deixadas nestas terras. Não deixe de visitar o Museu Municipal de Sever do Vouga, que faz jus ao património industrial e mineiro, à etnografia e práticas culturais dos habitantes.

- Rally a todo o gás: Pela primeira vez, o Vodafone Rally de Portugal passará por Sever do Vouga, com uma Super Especial marcada para sexta-feira, dia 16 de maio. Conheça todos os detalhes.

Um dia em Sever do Vouga

HORAS ATIVIDADE
9h30 Sente-se descontraidamente na esplanada do Paradela Eco Café, instalado na antiga estação de comboios, antes de se aventurar, a pé ou de bicicleta, pela pitoresca Ecopista de Sever do Vouga.
10h30 Ao longo da ecopista, construída sobre a pitoresca e extinta linha ferroviária do Vouga, vai ter oportunidade de passar por diversos túneis, contemplar as paisagens que envolvem o rio Vouga, observar a biodiversidade protegida pelo Sítio da Rede Natura 2000 “rio Vouga” e atravessar a lindíssima Ponte do Poço de Santiago.
13h00 Almoço no Restaurante Quinta do Barco. Sugerimos a espetada de polvo e o gelado de mirtilo de sobremesa.
15h00 Visite o parque municipal e o Museu Municipal, baseado num conceito de museografia digital, dão-lhe a conhecer a história do município bem como o seu património natural, de uma forma envolvente, atrativa e inovadora.
16h30 Visite a Casa do Artesão, um espaço de promoção e venda do artesanato e produtos locais de Sever do Vouga, que funciona, também, como posto de turismo.
20h00 Jantar no Restaurante O Cortiço.
scroll up