O estónio Ott Tänak realizou o melhor tempo na primeira classificativa com 9min14,9s. O piloto da Hyundai passou para a frente do rali com 1,3 segundos de vantagem.
O líder do campeonato, Elfyn Evans, teve a tarefa de limpar a estrada e conseguiu o impressionante tempo de 9min 17,7s, cedendo 2,6 segundos ao seu companheiro de equipa Kalle Rovanperä. Thierry Neuville sobreviveu a um pião e Sébastien Ogier queixou-se de uma afinação demasiado suave do carro.
Martinš Sesks parou a 3,8 km do final da classificativa para mudar a roda dianteira esquerda depois de ter sofrido um furo. O letão perdeu três minutos e meio com o furo e por ter deixado passar o seu companheiro de equipa Josh McErlean.
Oliver Solberg voou e fez o melhor no WRC2.
Os pilotos de Rally1 saem com intervalos de três minutos.
Carro 33. EVANS/MARTIN
“Aderência bastante complicada em alguns sítios, o final estava muito escorregadio.”
Carro 1. NEUVILLE/WYDAEGHE
“Perdi a traseira. Talvez tivesse conseguido evitar o pião. De resto, correu tudo bem.”
Carro 8. TÄNAK/JÄRVEOJA
“O carro não está a funcionar bem, está muito solto. Mas estamos apenas na primeira fase.”
Carro 17. OGIER/LANDAIS
“Há algo de errado. A afinação não é a melhor. O carro está demasiado macio.”
Carro 16. FOURMAUX/CORIA
“O carro está muito solto. Vamos ver o que acontece a seguir, mas é preciso ter mais aderência.”
Carro 6. ROVANPERÄ/HALTTUNEN
“A sensação não foi tão boa como esperava, mas foi um bom começo.”
Carro 18. KATSUTA/JOHNSTON
“Está tudo bem com o carro, mas não estava muito confiante e fui demasiado cuidadoso.”
Carro 5. PAJARI/SALMINEN
“Muito complicado. Esperava um troço mais consistente e com mais aderência. Não fiquei contente com a condução, não encontrei a fluidez de que esperava.”
Carro 13. MUNSTER/LOUKA
“Foi bastante bom. Vamos ver. Tive uma boa sensação na estrada.”
Carro 22. SESKS/FRANCIS
“Furei na terceira curva. Havia uma pedra grande à saída e passámos por cima dela. Foi um grande azar.”
Carro 55. MCERLEAN/TREACY
“Há muitas pedras na estrada. O dia vai ser longo.”
Carro 2. SALVI/CORONADO
“Apanhámos alguns sustos. Uma coisa é fazer testes outra completamente diferente é disputar o rali. Mesmo a andar devagar tive três ligeiras saídas de estrada.”
Carro 20. SOLBERG/EDMONDSON
“É a primeira vez com o carro em piso de terra. A sensação não foi muito boa, para ser honesto. O carro estava um pouco macio. Preciso de conhecer melhor o carro para ser mais rápido.”
Carro 21. ROSSEL/DUNAND
“Não foi fácil. A sensação não é a melhor e preciso de me adaptar ao carro.”
Carro 23. GREENSMITH/ANDERSSON
“Há muitas pedras soltas. Estou a lutar contra a traseira, mas tudo bem.”