Sébastien Ogier foi o mais rápido em Cabeceiras de Basto 1 com 13min18s1 e reduziu a vantagem do líder Ott Tänak para apenas dois segundos. O estónio estava a ser mais rápido do que o francês na parte inicial da especial, antes de sofrer um furo no pneu traseiro esquerdo no final do troço.
Thierry Neuville começou a classificativa a 4,1 segundos de Takamoto Katsuta, mas o japonês superou o belga por 4,2 segundos. A impressionante marca de 13min18s3 colocou-o 7,4 segundos à frente de Neuville e permitiu que ultrapassasse Kalle Rovanperä e recuperasse o terceiro lugar geral com uma vantagem de nove décimos de segundo.
Sami Pajari resistiu ao ataque do companheiro de equipa na Toyota, Elfyn Evans. O finlandês superou o galês por 3,2 segundos e ampliou para 13,1 segundos a sua vantagem na disputa pelo sexto lugar da geral.
Josh McErlean, da M-Sport Ford, dilatou a sua vantagem sobre Grégoire Munster para 10,3 segundos na disputa pelo oitavo lugar.
Oliver Solberg enfrentou dificuldades com pneus duros e viu Gus Greensmith reduzir sua vantagem para 45,4 segundos. Yohan Rossel começou a especial com o mesmo tempo de Greensmith, mas perdeu 7,5 segundos para o britânico na parte final.
Carro 33. EVANS/MARTIN
“Foi razoável, mas com pouca aderência.”
Carro 1. NEUVILLE/WYDAEGHE
“Fiz uma boa especial, mas não consigo manter a traseira do carro na estrada, e isso fez-me perder tempo.”
Carro 8. TÄNAK/JÄRVEOJA
“Nos últimos seis ou sete quilómetros tivemos um furo. Fui conduzindo com cuidado para o pneu não sair da jante.”
Carro 17. OGIER/LANDAIS
“Vai ser uma luta apertada com o Ott. Este troço estava irregular em algumas zonas.”
Carro 16. FOURMAUX/CORIA
“É difícil abrir a estrada. Há muita pedra solta e a tração não é a ideal. Tento ver o que conseguimos fazer nestas condições.”
Carro 69. ROVANPERÄ/HALTTUNEN
“A classificativa estava mais difícil do que a anterior, o piso muito escorregadio.”
Carro 18. KATSUTA/JOHNSTON
“Só mantive o meu ritmo.”
Carro 5. PAJARI/SALMINEN
“Foi extremamente complicado em algumas zonas, pois não havia trilhos.”
Carro 13. MUNSTER/LOUKA
“O carro está muito duro. Não conseguimos fazer nada. Assim que a estrada fica estreita, escorregamos por todo o lado. Tomei uma decisão de mudar as afinações e não foi boa ideia.”
Carro 22. SESKS/FRANCIS
“Estamos a testar algumas coisas e vamos continuar a aprender.”
Carro 55. MCERLEAN/TREACY
“Foi razoavelmente bom. Foi uma manhã agradável até agora.”
Carro 2. SALVI/CORONADO
“Se fosse o primeiro na estrada, quem visse as minhas trajetórias devia pensar que vinha de Marte ou Júpiter”
Carro 20. SOLBERG/EDMONDSON
“Os pneus estavam horríveis e o motor deixou de funcionar numa curva em gancho.”