O Rali Acrópole foi verdadeiramente escaldante. Depois da poeira assentar, emergiu Ott Tänak com vencedor indiscutível. A vitória da Hyundai acabou com a hegemonia da rival Toyota, que tinha ganho os seis ralis anteriores.
Durante três extenuantes dias, os pilotos trilharam o caminho das pedras para chegar ao final da prova, mas essa sempre foi uma caraterística do Rali Acrópole, que entrou para o Campeonato do Mundo em 1973 como uma das provas fundadoras. Com a temperatura a aproximar-se dos 40 graus, o calor criou enormes dificuldades a nível de pneus, mecânica e até os pilotos sofreram. O habitáculo mais parecia uma sauna e o veterano Jourdan Serderidis abandonou por não aguentar a temperatura no interior do Ford Puma Rally1 e teve de receber assistência médica.
O Rali Acrópole teve à partida 12 carros da categoria Rally1, o que deixava antever uma luta aberta entre os pilotos da Hyundai, Toyota e Ford. Foi isso que aconteceu durante a primeira etapa, só que depois ninguém conseguiu acompanhar o ritmo de Ott Tänak, os rivais foram ficando para trás por falta de andamento ou erros próprios.
A primeira etapa foi bastante movimentada e teve cinco mudanças de líder em sete troços. O calor, o pó e os furos marcaram o primeiro dia, que terminou com dois Hyundai na frente do rali. Ott Tänak e Adrien Fourmaux foram os únicos que não furaram nas estreitas classificativas com muita pedra solta, e só depois aparecia Sébastien Ogier, o melhor piloto da Toyota. Os três pilotos estavam separados por 16,9 segundos e esperava-se uma bela batalha no dia seguinte, havendo ainda lugar para uma curiosa troca de palavras. Ogier afirmou, sem complexos, que “amanhã [segunda etapa] não tenho nada a perder”, ao que Tänak respondeu “é um disparate dizer isso porque há que pensar em termos de equipa”.
Ott Tänak deu um recital de condução na segunda etapa, venceu cinco das seis classificativas, e reforçou a sua liderança, já Adrien Fourmaux perdeu as esperanças de conquistar a sua primeira vitória no WRC com um toque que danificou a suspensão traseira. O estónio terminou a etapa com 43,6 segundos de vantagem sobre Sébastien Ogier e mais de dois minutos para o colega de equipa Adrien Fourmaux. “Fantástico. O dia foi extremamente exigente, com especiais muito difíceis. Tinha uma boa posição na estrada e o carro melhorou ao longo do dia”, explicou o líder do rali.
Tänak estava perfeitamente instalado na liderança à partida para a terceira e última etapa, mas um problema na caixa de velocidade do i20N Rally1 no último troço condicionou o seu andamento, mas a vantagem que tinha foi suficiente para manter o primeiro lugar. “Para ser sincero, estava muito preocupado. Na última classificativa, a terceira velocidade ficou muito ruidosa e percebi que tinha partido. Em pouco tempo, a caixa de velocidades ficou com um barulho estranho e não tínhamos a certeza se conseguiríamos terminar a etapa. Foi demasiado stress para ganhar um rali”, frisou o piloto estónio. Ogier atacou no último dia e venceu o Super Sunday e a Power Stage, o que lhe valeu 10 pontos adicionais para o campeonato. Adrien Fourmaux completou o pódio da prova grega. Elfyn Evans nunca mostrou andamento para acompanhar os três primeiros e só chegou ao 4º lugar graças aos furos e saídas de estrada de outros pilotos. O campeão do mundo Thierry Neuville terminou no top 5, mas voltou a ser o piloto mais lento da Hyundai.
A luta pelo título de pilotos está ao rubro com Evans, Ogier e Tänak separados por 12 pontos, quando faltam disputar sete ralis. O francês vai estar ausente na próxima prova, o Rali da Estónia (17 a 20 de julho), resta saber vai, ou não, lutar pela conquista do nono título mundial.
Na categoria WRC2, Oliver Solberg deu mais uma demonstração de superioridade, ganhou nove das 17 classificativas, terminou com 53,8 segundos de vantagem sobre Gus Greensmith (Skoda Fabia RS Rally2) e terminou o rali no 6º lugar da geral! Com este triunfo, o piloto do Toyota GR Rally2 passou para a frente do campeonato, com três pontos de avanço sobre Yohan Rossel (Citroën C3 Rally2), foi terceiro classificado na Grécia.
Classificação final
1º Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20N Rally1), com 4h:12.20,1
2º Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1), a 32,8 s
3º Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Hyundai i20N Rally1), a 3m.09,8
4º Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), a 3m.31,1
5º Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20N Rally1), a 6m.09,5
6º Oliver Solberg/Edmondson Elliott (Toyota GR Yaris Rally2), a 10m.34,7 (1º Rally2)
Campeonato de pilotos
1º Elfyn Evans (Toyota) – 150 pontos
2º Sébastien Ogier (Toyota) – 141
3º Ott Tänak (Hyundai) – 138
4º Kalle Rovanperä (Toyota) – 117
5º Thierry Neuville (Hyundai) – 96
Campeonato de Construtores
1º Toyota Gazoo Racing WRT – 358 pontos
2º Hyundai World Rally Team – 293
3º M-Sport Ford World Rally Team – 97
4º Toyota Gazoo Racing WRT2 – 57