Mais de uma centena de figuras ligadas ao automobilismo assistiram esta tarde na sede do Automóvel Club de Portugal à apresentação do livro "50 anos Rally de Portugal".
A obra reúne todas as etapas, carros, protagonistas e emoções vividas de norte a sul em mais de 600 páginas, numa homenagem a todos os que contribuiram ativamente para levar ao terreno a maior prova do automobilismo nacional. Isso mesmo foi reforçado pelo presidente do Automóvel Club de Portugal, Carlos Barbosa, que aproveitou a a ocasião para agradecer a todas as entidades que ao longo dos últimos anos apoiaram empenhadamente quer no Algarve e Baixo Alentejo, quer atualmente no Norte, sem esquecer os patrocinadores do evento.
O Rally de Portugal suplantou o sonho dos que o idealizaram e lhe deram vida. Reconhecido pelos adeptos da modalidade ao longo dos tempos e conduzido pela mão do Automóvel Club de Portugal, afirma-se perante o desporto automóvel mundial, como o melhor Rally do WRC.
Cinquenta anos de uma prova mítica que se tornou desde cedo mais que um desafio. Todas as equipas e os grandes pilotos da história participaram nela e sentiram a essência de um evento que supera, em espírito competitivo e ambiência, todos os quilómetros percorridos. Os vencedores e o esforço dos vencidos, a moldura humana enquanto imagem de marca que sempre acompanhou o Rally a cada quilómetro de norte a sul do país, ao longo dos tempos.
A consagração de pilotos e automóveis que desbravaram os caminhos florestais de um Portugal profundo, trazendo novas rotas ao mundo dos ralis. Todos fazem hoje parte do espírito das boas, gratas e grandiosas memórias deste universo. Esta obra é, acima de tudo, uma homenagem a todos quantos dirigiram, acompanharam, sentiram e participaram na prova. À sua escala, são verdadeiros heróis e parte desta história, que selam com chancela de ouro os primeiros 50 anos do Rally de Portugal.