CFILogin.resx
KATSUTA

Katsuta o mais rápido em Mortágua

10 maio 2024

O exigente segundo dia do Vodafone Rally Portugal começou com a primeira de duas passagens pelos 18,15 quilómetros da especial de Mortágua, que também encerra a etapa. Takamoto Katsuta (Toyota) foi o mais rápido; Thierry Neuville (Hyundai) aumentou ligeiramente a sua vantagem.

O japonês Takamoto Katsuta foi a surpresa, ao ser o mais rápido com 1,2 segundos de vantagem para Thierry Neuville. O belga, também líder do campeonato, começou bem a tarefa de limpeza da estrada, com um tempo de 11min 31,6s, 0,9 segundos mais rápido que Ott Tänak, 2,7 segundos do que Elfyn Evans e 4,5 segundos do que Adrien Fourmaux.

Oliver Solberg foi o primeiro dos WRC2, numa classificativa em que Georg Linnamaë parou durante dois minutos e meio e Pepe López capotou perto da meta, com o seu novo Ford Fiesta.

Foram considerados intervalos de quatro minutos para as equipas do Rally1.

 

Car 11.   NEUVILLE/WYDAEGHE

"O início foi bom, mas o final não foi tão bom. Comecei a perder um pouco a aderência e a confiança e também senti alguma subviragem. Não estava a gostar muito do final, mas o início foi bom."

 

Car 33.    EVANS/MARTIN

"Não é a melhor sensação. Estou a “lutar” com a dianteira em algumas partes. Muito mais húmido e escorregadio do que estávamos à espera. Não é fácil ganhar confiança aqui."

 

Car 16.    FOURMAUX/CORIA

"Para ser justo, foi uma etapa muito agradável de conduzir. Posso ganhar em alguns sítios. A aderência era bastante em determinadas zonas. Foi complicado. No meio das árvores, não se vê muito."

 

Car 8.     TÄNAK/JÄRVEOJA

"As condições são muito boas, piso muito húmido, mas nada solto. É bom assim. Eu próprio tive dificuldades. Não é um bom momento. Estamos a perder tempo - não há nada de positivo nisso."

 

Car 69.    ROVANPERÄ/HALTTUNEN 

"Senti que a condução foi boa. Ter um pneu duro no carro (frente direita) não é assim tão fácil. Está mais húmido esta manhã do que pensámos”.

 

Car 18.     KATSUTA/JOHNSTON

"Para ser sincero, tive uma má sensação no carro. Preciso de mudar um pouco o meu estilo. É um começo surpreendentemente bom!"

 

Car 17.     OGIER/LANDAIS

"Para ser sincero, não estava a conduzir como queria. Preciso de ganhar um pouco mais de confiança. O carro não é mau, mas não encontrei a confiança suficiente para passar pelas árvores."

 

Car 13.     MUNSTER/LOUKA

"A primeira passagem com as notas é sempre um pouco complicada. Há sempre uma curva em que se quer ir mais depressa. É difícil apanhar o ritmo nesta prova especial". 

 

Car 6.      SORDO/CARRERA

"Piso escorregadio e um pouco húmido. É uma prova especial muito difícil para começar o rali - estreita e muito rápida."

 

Car 20.     SOLBERG/EDMONDSON

"Mau ritmo. Vemos alguns dos outros a ficar para trás. De momento, não estamos a olhar muito para os tempos. É rápido, mas está muito escorregadio e é difícil confiar nas notas."

 

Car 21.     ROUSSEL/DANAND

"Acho que não foi mau. A sensação é bastante boa. Um pouco cauteloso na parte mais rápida. A minha condução não foi perfeita, mas ainda falta muito". 

 

Car 22.      GREENSMITH/ANDERSSON

"Estive a lutar muito com o carro".

 

Car 23.     LÓPEZ/VÁSQUEZ

Capotou ao quilómetro 15.9 da prova especial

 

Car 24.      PAJARI/MÄLKÖNEN

Check-in tardio para a partida da prova especial.

 

Car 25.      GRYAZIN/ALEKSANDROV

"Sinto-me bem. Em alguns locais tento fazer “experiências” com o estilo de condução. Estou a tentar ganhar ritmo sem demasiadas pressões, sendo mais suave. Em alguns sítios, cometemos alguns erros".

 

Car 26.     LINNAMÄE/MORGAN

Parou a 3,6 km do início da etapa durante mais de dois minutos e meio e depois recomeçou.

scroll up