CFILogin.resx
Katsuta

Katsuta vence a primeira especial da manhã

14 maio 2023

O líder do WRC2, Oliver Solberg, foi penalizado em um minuto, ainda durante a noite, por ter entretido o público com alguns piões no final da super especial de Lousada, no final da tarde deste sábado. A penalização foi imposta pelos Comissários Desportivos devido ao facto de o piloto do Skoda Fabia da Toksport ter violado o Art.º 12.21 do Regulamento Complementar em conjugação com o Art.º 34.1.3 do Regulamento Desportivo da FIA 2023.

Isto significou que o sueco ficou 25.6s atrás de Gus Greensmith, antes mesmo de os carros da frente se dirigirem para a primeira especial da manhã.

A abertura da estrada coube novamente a Takamoto Katsuta, que venceu a classificativa, enquanto Pierre-Louis Loubet conduziu cautelosamente para conservar os pneus para a última Power Stage em busca de pontos adicionais.

Ott Tänak debateu-se com um problema no sistema híbrido do Puma da M-Sport Ford e Esapekka Lappi esteve também em modo de poupança de pneus. Já Thierry Neuville viu-se a braços com um grave problema técnico. O belga tinha entrado no Parque Fechado, à noite, com fumo a sair do Hyundai i20 Rally1 e o problema parece ter persistido: perdeu 1m26.4s para o mais rápido na especial de abertura e caiu para quinto da geral, atrás de Tänak. Kalle Rovanperä foi o segundo mais rápido e tem agora uma vantagem de 58 segundos sobre o segundo, Dani Sordo.

Neuville parou na ligação após a especial para tentar fazer reparações no Hyundai.

Car 11. NEUVILLE/WYDAEGHE

“É o fim. Foi qualquer coisa após ontem à noite. Temos de perceber o que terá sido”

Car 69. ROVANPERÄ/HALTTUNEN

"Parece que ainda vamos demasiado depressa. Não sei quão devagar devemos conduzir. Parece-me tão lento".

Car 8. TÄNAK/JÄRVEOJA

“"Parece que o sistema híbrido não gostou. Parece que este carro ainda não acordou."

Car 6. SORDO/CARRERA

"Estou muito triste pelo Thierry. Espero que eles consigam resolver o problema antes da próxima especial. Temos de tentar manter o que temos e procurar terminar o rali."

Car 4. LAPPI/FERM

"Tudo o que posso fazer hoje é poupar os pneus e tentar ganhar alguns pontos na power stage."

Car 18. KATSUTA/JOHNSTON

"Os organizadores fizeram um bom trabalho a reparar o troço depois do Shakedown, porque parte desta classificativa também foi utilizada. A aderência não é má e estou a gostar".

Car 7. LOUBET/LANDAIS

"Estou a conduzir devagar para poupar os pneus. Não temos mais nada a fazer depois de ontem. Vamos apenas tentar fazer uma boa Power Stage, se possível. Fafe é sempre algo um pouco especial para todos".

Car 21. SOLBERG/EDMONDSON

Conseguiu bater Greensmith por 2,5s e reduziu a diferença no WRC2 para 22,1 segundos.

Official WRC Sponsors
Patrocínios
scroll up