CFILogin.resx

Mortágua

Em Mortágua, as grandes paisagens abrem as portas para uma terra onde a natureza habita de mãos dadas com as pessoas. As aldeias históricas espalhadas por ruas e ruelas são um perfeito exemplo. O estado de calma proporcionado por uma experiência mortaguense é dificilmente replicado noutras regiões do país. Os refúgios florestais, os longos cursos de água e os famosos percursos pedestres são motivos suficientes para umas férias passadas na Beira Alta, longe da agitação urbana e perto do ar puro das serras do Caramulo e do Buçaco.

A natureza de Mortágua

A natureza de Mortágua

O que comer?

Sabores fortes, paladares inesquecíveis e aspetos irresistíveis: assim se descreve a gastronomia de Mortágua desde os tempos imemoriais. A Lampantana, confecionada com carne de ovelha assada em forno de lenha, é a joia da mesa. Acompanhada de batatas "fardadas", grelos e pão cozido. Há, no entanto, a presença de um elemento secreto, que surgiu aquando da passagem das tropas napoleónicas pela região e ficou escondido durante várias décadas: o vinho.

O Borrego de Mortágua é outro prato típico. Esta carne sempre teve um lugar especial à mesa, especialmente entre famílias cujo rendimento principal provinha da agricultura e da pastorícia. O borrego é cozinhado no forno com batatas e grelos, apesar de haver quem opte pelo borrego grelhado, ensopado ou em caldeirada.

Por fim, o Bolo de Cornos é a sobremesa de eleição. Também conhecido por Bolo de 24 Horas ou Bolo Doce da Páscoa, trata-se de um bolo amassado em alguidares de barro vidrafos, a que aos poucos se vão juntando ingredientes, de modo a obter uma massa doce e espessa. Depois, deverá ser aconchegada num alguidar com azeite e repousar durante 12 horas. O processo seguinte é mais complicado: envolve cortar a massa, estendê-la e dar-lhe finalmente o formato de "corno". Com isto tudo feito, basta colocá-la no forno de lenha e...bom apetite!

Os típicos vinhos

O Bolo dos Cornos

O que fazer?

A floresta de Mortágua é vista como o “ouro verde” da região, cuja importância se tem estendido do turismo para o setor industrial. Uma vila com um património ambiental de excelência, onde as infinitas paisagens de cores leves dão a conhecer um mundo ligado ao ambiente.

- Quedas de Águas das Paredes

Um percurso com cerca de 7.1 quilómetros de extensão. Conheça a imponência da queda da água, que começa no cimo da serra e desagua em pequenas lagoas perfeitas para a prática de desportos radicais. Logo no início deste trilho, junto à ponte das Laceiras, é possível avistar um pequeno moinho que, apesar de não funcionar foi, noutros tempos, o ponto de refúgio de Tomás da Fonseca, poeta e escritor local que, na altura era procurado pela PIDE.

- A Barragem da Aguieira

Numa localização privilegiada, esta barragem é uma das mais importantes do país, com cerca de 90 metros de altura. A sua localização deu origem à praia fluvial Senhora da Ribeira, na região de Santa Comba Dão. Rodeada por um bosque verdejante, a praia proporciona um ambiente de descontração mesmo na natureza. É a oportunidade perfeita para um piquenique à beira-rio, ou banhos de sol.

- Parque Verde da Ponte

Junto à Ribeira de Mortágua, o Parque Verde da Ponte faz jus ao nome por apresentar quilómetros de espaços verdes, onde reinam alamedas e comandam as águas. Ideal para estender uma toalha, deitar-se e desligar-se do mundo. O Parque está ainda equipado para a prática de despostos, como futebol, voleibol, basquetebol e ténis.


A natureza sempre presente

 

Um dia em Mortágua

HORAS ATIVIDADE
9h00 Comece o dia com uma visita à Igreja Matriz do século XVI
10h00 Passeie pelo Pelourinho Manuelino, também do mesmo século, com as armas do Concelho. 
10h30
Visite o Santuário de São Salvador do Mundo
11h30 Procure os vários moinhos de Mortágua, as azenhas e os espigueiros de madeira, típicos de uma terra rural. 
13h00 Pausa para almoçar no Porta 22
14h00 Passe pelo Centro Interpretativo Batalha Bussaco
15h30 Faça uma longa caminhada pelo Percurso das Quedas de Água de Paredes.
17h30 Tem de recarregar as energia na Pastelaria de Mortágua, na Rua de Aveiro. 
20h00 Jante na Adega dos Sabores.
Official WRC Sponsors
Patrocínios
scroll up