LOEB-FINAL-Monte-Carlo-900

Sébastien Loeb venceu duelo emocionante em Monte Carlo

A prova de abertura do WRC 2022 durou até ao fim e Loeb conquistou a 80ª vitória no Campeonato do Mundo de Ralis.
23 janeiro 2022

Foi uma abertura do WRC 2022 emocionante, que durou até ao fim, com um duelo entre os dois Sébastien. Na nova era dos carros híbridos, a M-Sport Ford colocou três Puma nos cinco primeiros lugares, discutindo com a Toyota a vitória na prova e a liderança entre os construtores. A Hyundai esteve muito longe do pretendido. Loeb e Ogier discutiram sempre a vitória na prova, e até chegaram a estar empatados na liderança. A dança dos segundos entre os dois pilotos franceses foi emocionante até final, com o Toyota de Ogier a sofrer um furo na penúltima especial e perder a liderança de novo para Loeb. O campeão do mundo ainda sofreu uma penalização de 10 segundos por falsa partida para a Power Staage, ganha pelo jovem Kalle Rovanpera em Toyota. O primeiro pódio do WRC 2022 viu Sébastien Loeb subir ao 1º lugar, com 10,5 segundos de vantagem para Ogier e 1m39,8 para o 3º classificado, que foi Craig Breen em Ford Puma.

Desde o início que se adivinhava a luta entre Loeb e Ogier, com a restante concorrência a acumular problemas e a ficar demasiado longe dos dois primeiros lugares. A Ford foi a marca que esteve em evidência na estreia dos híbridos Rally1, embora a Toyota tenha respondido de forma inteligente e competitiva. Depois de um pódio com dois Ford, um Toyota e dois veteranos que colecionam 17 títulos juntos, foram dois jovens a terminarem a prova no “top 5”, Com Kalle Rovanpera a levar o Toyota Yaris ao 4º lugar a 2m16,2 do vencedor, seguido por Gus Greensmith que se estreou a vencer um troço do WRC, ao volante de um Ford Puma híbrido. Quanto à Hyundai, o melhor que conseguiu foi a 6ª posição com Thierry Neuville a 7m42,6 de Sébastien Loeb.

Entre os Rally2 a vitória de Andreas Mikkelsen foi clara. O campeão do mundo de WRC2 levou o Skoda Fabia R2 evo ao 7º lugar da geral e deixou o jovem Eric Cais no segundo lugar da categoria a 55,4 segundos, dando à Ford bons indicadores na condução do Fiesta R2. Nikolas Gryazin foi o 3º entre os R2. Depois do Rallye de Monte Carlo, Sébastien Loeb comanda o campeonato com 27 pontos, Ogier é 2º totalizando 19 pontos e Rovanpera o 3º com 17 pontos, seguido de Breen com 15 e Neuville com 11 pontos. Entre os construtores, a M-Sport Ford comanda com 42 pontos, a Toyota Gazoo Racing soma 39 e a Hyundai Motorsport 13 pontos. A próxima prova é na Suécia entre 24 e 27 de fevereiro.

Patrocínios
scroll up