Mondim de Basto

A 900 metros de altura, no topo do Monte Farinha, encontramos o encantador Santuário de Nossa Senhora da Graça. Reza a lenda que lá terá existido a cidade de Cinínia, lar da tribo Castreja dos Tamecanos, que, devido à ocupação romana, viu-se obrigada a abandonar o território. A história permite-nos recuar mais no tempo — pois o mesmo conto fala ainda da existência de um templo místico construído pela mesma tribo; templo este nunca antes visto.

O misticismo e o enigma de tempos passados predominam em Mondim de Basto, parte das famosas Terras de Basto, situadas nas transições entre Minho e Trás-os-Montes. Aqui encontram-se facilmente paisagens deslumbrantes, maioritariamente caracterizadas por grandes campos verdes e quedas d'água.

A exploração cultura e turística do património tem sido útil na construção de circuitos em vários locais do concelho, essencialmente feito para caminhos pedestres, de modo a aliar à visita uma certa dose essencial de exercício físico e ar puro nos pulmões.

Fisgas em Mondim

Santuario em Graca

Marco indiscutível da região Norte de Portugal, e também do Distrito de Vila Real, Mondim de Basto é composto por 6 freguesias e pouco mais de 6 400 habitantes. A agricultura e a pecuária são setores predominantes no município; no entanto, e tal como noutros concelhos vizinhos, a indústria de transformação de maneira, a serralheira civil e as pedreiras, marcam uma parte importante na produção.


Ermelo em Mondim


O que comer?

Sendo um concelho cuja economia assenta na agricultura e na criação do gado, é com produtos genuínos, orgânicos e, claro, naturais que pode contar ao visitar qualquer restaurante tradicional. Aqui, os acompanhamentos fazem o prato: o feijão, a couve e o milho são a chave para uma alimentação completa e servem de companhia aos vários tipos de carne.

Aliás, a cultura do milho é praticamente tão antiga quanto Mondim. Eram os caseiros que moíam atabalhoadamente o milho, demolhavam-no muito bem e serviram-no em substituição do arroz, sem como uma peça de carne gorda, como o toucinho de barriga. A carne é também um elemento muito comum na gastronomia mondinense, com uma especial preferência à bovina maronesa: saborosa, suculenta, aromática e com o poder de fazer crescer água na boca.

Para a sobremesa, a oferta não falta. O pão-de-ló húmido é a escolha preferida para adoçar a boca dos visitantes, mas há muito mais por escolher: cavacas, rosquilhas, biscoitos da Teixeira, rebuçados de açúcar, leite de creme queimado, e muito mais. Não nos podemos esquecer do mel de urze, um dos produtos mais tradicionais do concelho. 

O que fazer?

Mondim de Basto oferece uma variedade de passeios e caminhos naturais para fazer a pé. Esta é uma ótima forma de passar a sua tarde junto da natureza e desligar-se um pouco do mundo urbano. Eis as nossas sugestões:

  • PR2 – Percurso Pedestre – Levada de Piscaredo
  • PR3 – Fisgas de Ermelo
  • Parque Natural do Alvão
  • Percurso Pedestre da Ponte Medieval do Cabril

Outra opção imperdível passa por visitar o centro histórico em redor da capela do Santíssimo Sacramento e da Paixão do Senhor. O religioso e o cultural são elementos essenciais e imprescindíveis, que são facilmente visíveis pelos grandes edifícios de granito, becos antigos, casas senhoriais, recantos e ruelas tão características.

O Vodafone Rally de Portugal em Mondim de Basto

O Vodafone Rally de Portugal passará por Mondim de Basto em dois momentos, ambos marcados para sábado, dia 13 de maio. As passagens serão breves e espalhadas pelos dia — uma de manhã e outra à tarde. Segundo o itinerário da prova, a primeira passagem acontecerá a seguir à Super Especial em Vieira do Minho, perto das oito da manhã. Já a segunda, será após as três da tarde.

Um dia em Mondim de Basto

HORAS ATIVIDADE
10h00 Comece o dia com uma visita ao Santuário da Nossa Senhora da Graça
11h00 A seguir, passe pela Capela de Santa Quitéria e pela Capela do Senhor
12h00 Visite depois o Castro do Crastoeiro. 
13h00 Uma pausa para almoçar. Recomendamos a Adega Regional 7 Condes
15h00 Deslumbre-se com as Fisgas de Ermelo, uma das maiores quedas d'água da Península Ibérica, no Parque Natural do Alvão, e faça um dos percursos pedestres. 
17h00 Passe o resto da tarde na Aldeia de Barreiro.
20h00 Termine o dia com um jantar requintado. Experimente o Bistrô Céu da Boca


Itinerários possíveis

Sugestão de itinerário 1 I 126km
Tempo do percurso I 3h7 minutos, só o tempo de condução

Um itinerário especial que cobre sítios igualmente especiais em Mondim. Antes de Bilhó, este itinerário passa em Vila de Ferreiros, localização não mencionada no mapa.      

Sugestão de itinerário 2 I 41km
Tempo do percurso I 1h5 minutos, só o tempo de condução

Passe pelas várias freguesias de Mondim de Basto, sem excluir as maravilhosas paisagens naturais, as vinhas tão bem cuidadas e os vários e impressionantes jardins.      

Sugestão de itinerário 3 I 151km
Tempo do percurso I 3h17 minutos, só o tempo de condução

As Fisgas do Ermelo são o ponto mais atrativo deste itinerário. Mas quisemos dar uma devida atenção a locais, como Fervença e Varzigueto, para que consiga ter uma imagem geral de Mondim.

Official WRC Sponsors
Patrocínios
scroll up